Início Destaques do Dia Saiba o que o eleitor pode levar para a votação neste domingo

Saiba o que o eleitor pode levar para a votação neste domingo

Em Maringá, 279,5 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo nas Eleições 2020. No município são 132 locais de votação para receber o público, mas a dinâmica da votação não será da mesma forma que em outras edições. Devido à pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um plano de segurança sanitária com diversas recomendações aos eleitores.

Esses procedimentos deverão ser adotados durante a ida até a urna. Como itens imprescindíveis para votar estão o documento oficial com foto e a máscara de proteção. O cidadão não pode retirar o item do rosto em nenhum momento seja qual for a sessão eleitoral.

A recomendação é que, se possível, o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, de modo a evitar o compartilhamento de objetos e a disseminação do novo coronavírus. Quem já tem o cadastro biométrico por utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel. Todavia, não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação.

O eleitor também pode levar a conhecida cola na hora de votar, com os números dos candidatos escolhidos. As informações devem estar, preferencialmente, anotadas em um papel. Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, entre outros instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

Por parte da Justiça Eleitoral há a responsabilidade de fornecer álcool gel e também álcool 70% para higienizar superfícies.

PREVENÇÃO
O Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020 ainda traz recomendações como: se apresentar febre, não saia de casa; mo transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios; mantenha distância das outras pessoas dentro dos locais de votação; evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão; respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais; se possível, compareça sozinho ao local de votação permanecendo somente o tempo necessário para votar; entre outras.

Todas as instruções para mesários, coordenadores e outras pessoas envolvidos no processo eleitoral podem ser encontradas no site do TSE.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: