Início Maringá Prefeitura inicia entrega de cartões para pessoas com fibromialgia

Prefeitura inicia entrega de cartões para pessoas com fibromialgia

A Prefeitura já começou a entregar a segunda remessa de cartões de prioridade para portadores de fibromialgia do município. Ao longo deste ano serão disponibilizados 247cartões, no ano passado foram 40. Conforme a Lei nº 10.810/2019, o benefício se restringe aos moradores da Cidade e distritos de Floriano e Iguatemi.

Para solicitar basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e entregar a cópia de documentação pessoal e laudo médico emitido pelo reumatologista. Essa lei existe desde março de 2019 e assegura atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados.

A fibromialgia é uma doença silenciosa e não detectável em exames laboratoriais, e muitas vezes é encarada como um transtorno apenas psicológico, mesmo quando as dores constantes gerem até depressão no doente. O diagnóstico da fibromialgia é realizado por exclusão e recomenda-se avaliar outras doenças como hipotireoidismo, artrite reumatóide, doenças autoimunes.

Os principais sintomas são: dor persistente e sensibilidade que se espalham pelo corpo todo, principalmente pelo crânio, tórax e coluna vertebral; rigidez corporal; fadiga (sono fragmentado e sono não-restaurador); dificuldades cognitivas; ansiedade e/ou depressão; e comprometimento das atividades diárias.

Infelizmente não tem cura, mas algumas adaptações no estilo de vida e medicamentos podem fazer o controle prolongado dos sintomas; os exercícios, por exemplo.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: