A Prefeitura de Maringá elaborou uma cartilha com orientações sobre o horário de funcionamento dos serviços de saúde. Documento indica qual unidade o paciente pode buscar para atendimentos de odontologia, relacionados e não relacionados ao coronavírus, saúde mental e outros. A lista completa está no site da Prefeitura.
Todo sistema de saúde do município precisou ser reorganizado para melhor controle da pandemia. Para evitar filas e aglomerações, a Secretária de Saúde orienta buscar as unidades apenas se necessário, principalmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, exclusiva para atendimentos relacionados à covid-19. A Ouvidoria da Saúde 160 funciona de segunda a sexta-feira, das sete às 17 horas, para retirar dúvidas, além da triagem virtual de pacientes com suspeita de coronavírus feita pela robô Laura no site da prefeitura (www.maringa.pr.gov.br) ou pelo WhatsApp 0800 133 1333.
“Ainda que tenhamos uma margem segura para não saturar o sistema de saúde, o apoio do cidadão na manutenção e retomada dos cuidados básicos de prevenção é essencial. Medidas como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, junto da intensificação da fiscalização, devem ser mantidas”, disse a secretária interina de Saúde, Maria da Penha Marques Sapata.
Redação JP
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