Início Maringá UEM promove palestras sobre a saúde do homem

UEM promove palestras sobre a saúde do homem

Faltando poucos dias para o final do mês de novembro, o Grupo de Estudos em Biologia do Sistema Reprodutor (Gebiorep) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) reforça a importância do homem cuidar da saúde. Na próxima terça-feira, 24, e quinta-feira, 26, haverá o evento ‘Hora da Conscientização: Novembro Azul’.

Será um ciclo de palestras sempre começando às 19h30 com temas específicos como: biologia prostática, prevenção ao câncer, a nutrição como uma aliada à promoção de saúde, diagnóstico e tratamento ao câncer de próstata, animais sentinelas na luta contra o câncer. Para participar basta se inscrever na página oficial even3.com.br/gebiorep.

A coordenadora do grupo, Jaqueline de Carvalho Rinaldi, professora do programa Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF) informou que serão seis horas de conteúdo e a realização será por meio da plataforma Google Meet; haverá certificação para os participantes ao final.

A programação ficou definida com a palestra ‘Conhecendo o sistema reprodutor e a histoarquitetura prostática’, na terça-feira, ministrada por Jaqueline de Carvalho Rinaldi graduada em Odontologia pela UNIPAR/Umuarama, especialização em Periodontia pela AMO/UEM. Já na quinta-feira o assunto será ‘Sistema Reprodutor Masculino: Doenças, diagnósticos e tratamentos’, com o urologista doutor Juliano Alcântara Plastina.

Os organizadores do evento reforçam que Novembro Azul não é para falar apenas do câncer. A partir dos 50 anos, todo homem deve agendar um check-up de saúde anual e exigir o exame de próstata. Já é um dado conhecido da ciência de que os homens vivem menos. No Brasil a expectativa de vida de uma mulher é de 76 anos enquanto de um homem é de 69 anos. A diferença é por conta dos cuidados com a saúde. Muitas enfermidades, assim como o câncer de próstata, quando diagnosticadas precocemente aumentam as chances de cura.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: