Início Destaques do Dia Lotação da UPA Zona Norte e falta de recursos são Fake News,...

Lotação da UPA Zona Norte e falta de recursos são Fake News, diz Prefeitura

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte foi transformada numa unidade exclusiva para atender pacientes com sintomas respiratórios desde o início da pandemia. Atualmente, com o aumento dos casos de Covid-19 na Cidade, a população tem reclamado do movimento no local. Muitos dizem que a unidade está lotada.

Sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação do executivo disse que a segunda-feira é um dia típico de lotação em Unidades de Saúde. A UPA em questão reforçou a quantidade de médicos e criou mais um local exclusivo para atendimento dentro do complexo. O objetivo é, justamente, desafogar a quantidade de pessoas que esperam no saguão. Além disso, a Secretaria de Saúde continua estudando para readaptar a UPA, já que a procura pelo local está maior nos últimos meses.

Outra notícia divulgada foi que estavam faltando recursos para a realização de testes de Covid-19 na unidade de atendimento e, por conta disso, estão enviando as amostras para Curitiba. Esse assunto também foi desmentido pela Assessoria de Comunicação. Foi informado que os exames sempre foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), na Capital, é um protocolo determinado no início dos trabalhos e que segue até o momento. Não houve nenhuma mudança, tampouco falta de recursos.

OCUPAÇÃO
Segundo boletim, emitido no início da semana, pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, a Macrorregião Noroeste do Paraná tem 69% de ocupação de leitos de UTI, com apenas 36 leitos livres para casos positivados do novo coronavírus. Isso compreende Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Colorado, Maringá e Sarandi.

No documento a Sesa especifica que o Hospital Municipal Thelma Vil, em Maringá, está com 60% da UTI ocupada e 80% da enfermaria. O Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora tem: UTI, 80% da ocupação; enfermaria, 80%; UTI Pediátrica, 40%; e enfermaria pediátrica, 80%. O Hospital Universitário de Maringá (HU) apresentou 50% da ocupação na UTI e 110% na enfermagem. Por fim, o Hospital e Maternidade Santa Rita está com 40% da lotação da UTI.

Na última sexta-feira, o Hospital Municipal de Maringá reativou 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Enquanto isso, o Hospital Santa Casa de Campo Mourão divulgou em nota a lotação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva para Covid-19. Está em 100%.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: