Início Notícias Gerais Trump dá aval para órgão iniciar transição de governo

Trump dá aval para órgão iniciar transição de governo

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta segunda-feira (23) que recomenda à Administração de Serviços Gerais (GSA) que inicie os protocolos de transição de governo após a apuração das eleições norte-americanas apontarem a vitória do democrata Joe Biden. Trump disse que recomenda à chefe da GSA, Emily Murphy, que “faça o que for necessário em relação aos protocolos iniciais” de transição “no melhor interesse do nosso país”.

“Quero agradecer a Emily Murphy da GSA por sua constante dedicação e lealdade ao nosso país. Ela foi assediada, ameaçada e abusada – e não quero que isso aconteça com ela, sua família ou funcionários do GSA. Nosso caso continua fortemente, vamos manter o bom combate, e acredito que vamos vencer! No entanto, no melhor interesse do nosso país, estou recomendando que Emily e sua equipe façam o que for necessário em relação aos protocolos iniciais, e disse à minha equipe para fazer o mesmo”, escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Com isso, Joe Biden vai poder ter acesso a todos os documentos oficiais do governo para fazer a transição. A Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos, uma agência independente, informou Biden que sua transição – que levará à posse em 20 de janeiro de 2021 – poderia começar oficialmente.

O comitê eleitoral do Estado de Michigan aprovou nesta segunda-feira a certificação dos resultados estaduais da eleição presidencial de 3 de novembro, com vitória do democrata Joe Biden.

O conselho aprovou a moção em uma reunião que foi realizada virtualmente.

Com a certificação, o esforço do presidente Donald Trump, que tentou a reeleição, para negar a vitória de Biden alegando irregularidades eleitorais e fraudes em muitos Estados ficou ainda mais improvável de ser bem-sucedido.

O oficial de transição de Joe Biden, Yohannes Abraham, também reagiu à notícia, chamando a decisão de “um passo necessário para começar a enfrentar os desafios que nossa nação enfrenta, incluindo manter a pandemia sob controle e nossa economia de volta aos trilhos”.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: