Início Destaques do Dia Coordenadora do curso de medicina expõe situação em Maringá

Coordenadora do curso de medicina expõe situação em Maringá

Em áudio encaminhado para um grupo de WhatsApp, Solange Lopes, coordenadora do Curso de Medicina da Unicesumar, comentou a realidade enfrentada por muitos hospitais neste momento da pandemia. Solange se mostra preocupada com o aumento dos casos, a falta de leitos e de profissionais da Saúde para atender os casos positivados.

“Eu estive na reunião da Prefeitura com todos os representantes de hospitais do município e autoridades sobre a situação da Covid-19 em Maringá. A gente ouve muitas notícias e não sabemos o que é verdade, mas ontem foi esclarecido e a realidade é muito grave. Os hospitais particulares realmente estão com capacidade estrangulada, vários com 100% da capacidade tomada, inclusive da UTI. Vários hospitais estão sem médicos, faltando enfermeiros”, disse ela.

Na segunda-feira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, abriu credenciamento para contratação de pessoas físicas para a prestação de serviços de Enfermagem para atendimento nas unidades de saúde no combate à pandemia de coronavírus. A abertura dos envelopes e análises dos documentos para terceira fase será no dia primeiro de dezembro. Solange também comentou o assunto.

“A Prefeitura está lançando edital de contratação de médicos e enfermeiros com urgência. Pedindo para as universidades como a Unicesumar até mesmo antecipar a colação de grau dos formandos para contratar esse pessoal. E não adianta ter dinheiro ou plano de saúde, a questão é não ter lugar para internar e atender os pacientes. A colação de grau na Unicesumar será dia quatro de dezembro e os formandos vão poder participar do edital do município, que termina dia 18, e também do Hospital Municipal de Maringá que vai até dia 12 de dezembro. Temos tempo hábil”, informou Solange.

Segundo a coordenadora, durante a reunião foi dito que, talvez até em função das novas cepas, o vírus tenha sofrido modificação e estão aparecendo mais problemas respiratórios nos jovens.

“A secretária de Saúde relatou que alguns estão precisando de suporte de oxigênio. A própria ciência não tem essas explicações para todas as consequências da doença, mas é certo que os jovens não são imunes; e ainda podem transmitir para pais, avós, outras pessoas”, alertou ela.

Sobre o assunto, Domingos Trevisan, Chefe de Gabinete da Prefeitura, também se pronunciou. Falou que não é causar terrorismo, mas expor a realidade que Maringá enfrenta nesse momento de pandemia.

“Quando você não tem vaga, pode ter o melhor plano de Saúde do mundo que não funciona. Na terça-feira já tivemos caso de paciente com plano que não conseguiu e buscou a UPA Zona Norte para ser atendido. Esse quadro pode se tornar muito comum. Por isso imploramos a população para que tomem todos os cuidados necessários; não importa ser rico ou pobre nesse momento. Precisamos cuidar com responsabilidade do nosso sistema de saúde”, disse Trevisan.

“Algumas pessoas podem achar que é exagero, eu prefiro manter os cuidados e acreditar nos dados da ciência, colaborando com as autoridades sanitárias. É duro ver nossa Cidade assim em relação a pandemia, sabendo que a situação estava controlada. Precisamos ter uma tomada de consciência da nossa obrigação. Tomar atitude mudando de atitude” finalizou Solange Lopes.

MEC
Importante lembrar que o Ministério da Educação autorizou a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A Portaria nº 374/2020 foi publicada dia seis de abril no Diário Oficial da União.

A medida é de caráter excepcional e vale para instituições federais de ensino enquanto durar a situação de pandemia. Alunos com 75% da carga horária cumprida sobre internato médico ou estágio supervisionado, podem ter colação antecipada. Toda articulação, contando seleção e alocação dos trabalhadores, é articulada entre órgão de saúde municipais, estaduais e distritais.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: