Início Maringá Cresceu o número de animais abandonados durante pandemia

Cresceu o número de animais abandonados durante pandemia

A equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal de Maringá já resgatou este ano 15 animais abandonados no município. De acordo com a diretoria da pasta a pandemia provocou um aumento nos casos de abandono. Os profissionais relatam que tem mais bichos nas ruas, isso deixou os lares temporários cheios; inclusive o do Centro de Bem-Estar Animal da Prefeitura.

Somente na semana passado, dois foram encaminhados para locais seguros até que sejam adotados. O diretor de Proteção Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ivan Zakaluk de Souza, explicou que assim que a denúncia é recebida, há uma avaliação da situação. O protocolo de atendimento muda de acordo com a gravidade, pode ser advertência para adequar ou o recolhimento do animal somada a autuação da pessoa.

A multa por maus-tratos a animais é de R$ 2 mil reais até R$ 10 mil se o animal morrer. Rinha de galo gera multa de 20 mil reais. A multa vira dívida ativa no cadastro municipal do contribuinte, se torna uma conta que vai ser paga de qualquer forma, se o autuado adquirir algum bem.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: