Início Destaques do Dia Pior que o Covid-19 é a mentira

Pior que o Covid-19 é a mentira

A situação do Covid-19 em Maringá é realmente preocupante e se tornou um caos, e a chamada transparência não existe. O que existe é a enganação, a falta de conhecimento, a politicagem, a mentira. Na segunda-feira o JORNAL DO POVO recebeu a informação de um funcionário da área de saúde de que o hospital público estava sem vagas, o que foi desmentido pela Prefeitura, e no entanto ontem o vice-prefeito Edson Scabora confirmou que um container estava sendo montado.

A Covid-19 está sendo tratada com a mentira, com outros interesses. A Covid-19 é uma questão de saúde e, no entanto, a Prefeitura de Maringá está tratando do assunto com empresários, com religiosos, com polícia e o que menos participa são os especialistas em saúde. O povo está morrendo e o prefeito que está descansando em lugar secreto fica fazendo postagens dizendo que o problema está sob controle, quando ele nem sabe, pois está ausente da cidade desde a sua reeleição.

O PROBLEMA É MUITO MAIOR
Em áudio encaminhado para um grupo de WhatsApp, uma das participantes da reunião realizada na Prefeitura de Maringá, na tarde-noite de terça-feira, comentou a realidade enfrentada por muitos hospitais neste momento da pandemia. Ela se mostra preocupada com o aumento dos casos, a falta de leitos e de profissionais da Saúde para atender os casos positivados.

“Eu estive na reunião da Prefeitura com todos os representantes de hospitais do município e autoridades sobre a situação da Covid-19 em Maringá. A gente ouve muitas notícias e não sabemos o que é verdade, mas ontem foi esclarecido e a realidade é muito grave. Os hospitais particulares realmente estão com capacidade estrangulada, vários com 100% da capacidade tomada, inclusive da UTI. Vários hospitais estão sem médicos, faltando enfermeiros”, disse ela.

Na segunda-feira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, abriu credenciamento para contratação de pessoas físicas para a prestação de serviços de Enfermagem para atendimento nas unidades de saúde no combate à pandemia de coronavírus. A abertura dos envelopes e análises dos documentos para terceira fase será no dia primeiro de dezembro. A participante que informou a situação no grupo de WhatsApp também comentou o assunto.

“A Prefeitura está lançando edital de contratação de médicos e enfermeiros com urgência. Pedindo para as universidades como a Unicesumar até mesmo antecipar a colação de grau dos formandos para contratar esse pessoal. E não adianta ter dinheiro ou plano de saúde, a questão é não ter lugar para internar e atender os pacientes”, concluiu a coordenadora.

Sobre o assunto, Domingos Trevisan, Chefe de Gabinete da Prefeitura, também se pronunciou. Falou que não é causar terrorismo, mas expor a realidade que Maringá enfrenta nesse momento de pandemia.

“Quando você não tem vaga, pode ter o melhor plano de saúde do mundo que não funciona. Na terça-feira já tivemos caso de paciente com plano que não conseguiu e buscou a UPA Zona Norte para ser atendido. Esse quadro pode se tornar muito comum. Por isso imploramos a população para que tomem todos os cuidados necessários; não importa ser rico ou pobre nesse momento. Precisamos cuidar com responsabilidade do nosso sistema de saúde”, disse Trevisan.
Trevizan não disse que na segunda-feira a própria Prefeitura afirmou que não existia problema de vagas, e que não estava havendo problemas com os exames.

Importante lembrar que o Ministério da Educação autorizou a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A Portaria nº 374/2020 foi publicada dia seis de abril no Diário Oficial da União.
A medida é de caráter excepcional e vale para instituições federais de ensino enquanto durar a situação de pandemia. Alunos com 75% da carga horária cumprida sobre internato médico ou estágio supervisionado, podem ter colação antecipada. Toda articulação, contando seleção e alocação dos trabalhadores, é articulada entre órgão de saúde municipais, estaduais e distritais.

Preocupa muito ao maringaense a questão do coronavírus, porém muito mais preocupante é a mentira que o poder público vem utilizando para tratar do caso, que foi sempre usado politicamente, deixando o combate em segundo lugar, tanto que nem mesmo a campanha de esclarecimento autorizada pela Justiça foi colocada em prática pelo poder público. Sabe qual a real situação em Maringá? No final de semana não houve mortes, mas foram registrados 407 casos e ontem o boletim informou 264 casos e 3 mortes.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: