Início Destaques do Dia Celebrações serão realizadas com maior restrição em Maringá

Celebrações serão realizadas com maior restrição em Maringá

Em texto divulgado pelo site da Arquidiocese de Maringá, o Arcebispo Dom Frei Severino Clasen passou algumas orientações sobre as medidas tomadas pela Igreja para controlar o avanço do contágio da Covid-19 no município. A Arquidiocese cancelou grupos de oração e reflexão presenciais, assim como encontros de confraternização de final de ano. O conteúdo é direcionado aos padres, diáconos, religiosos e leigos.

Por enquanto as celebrações não estão suspensas, mas para que aconteça de forma segura foi adotado um protocolo mais rigoroso, principalmente quanto ao uso de máscaras. Dessa vez, inclusive para os que presidem a Santa Missa, o equipamento de segurança será obrigatório.

Além disso, é reforçado o distanciamento, evitando a movimentação de fiéis durante a celebração; e os padres precisam ter absoluta cautela no manuseio e distribuição da Eucaristia.

“Não queremos cancelar as celebrações Eucarísticas presenciais. Mas devemos alertar a todos que a luta contra a Covid-19 é um dever comum de todos nós, como Povo de Deus. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora da Glória, para que ajude a humanidade a encontrar uma solução imediata para acabar com essa dolorosa pandemia”, disse o Arcebispo de Maringá.

Quanto aos demais encontros, reuniões e atividades paroquiais, seja em Maringá ou na Região Pastoral e Arquidiocese, as orientações são: optar por realizar de forma remota, on-line, todas as atividades que possam ser feitas desta maneira, evitando reuniões e encontros presenciais; e nas celebrações de casamentos, mantidas de acordo com o limite de público estabelecido por decreto, máscara, utilização de álcool gel e distanciamento são primordiais.

“Quanto às celebrações do Sacramento da Confirmação, Crisma, que estavam agendadas para os próximos dias, estou delegando aos párocos para que eles presidam. Por causa da minha idade, preciso me resguardar. Sinto muito por não estar presente neste importante momento na vida de tantas pessoas, mas os padres mais novos presidirão as celebrações com total dignidade. Diante deste quadro, as autoridades públicas solicitam a cooperação da Igreja. Aproveito para manifestar nossa solidariedade e oração às famílias que perderam entes queridos para esta terrível doença”, concluiu Dom Frei Severino Clasen.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: