Início Maringá Campanha online busca ajudar policial militar com câncer

Campanha online busca ajudar policial militar com câncer

Uma rede de solidariedade foi formada em Maringá para ajudar a policial militar Samara Gini, de 27 anos, que está lutando contra um melanoma metastático, estágio mais grave do câncer de pele. No tratamento da jovem é preciso o uso de um medicamento que custa R$ 40 mil cada dose. Para conseguir atingir a meta de R$ 400 mil, amigos e familiares criaram uma ‘vaquinha online’.

Na descrição da campanha, que pode ser acessada pelo link vaka.me/1559763, está escrito que o único tratamento para a doença é a imunoterapia e que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre esse tratamento; tampouco o plano oferecido pela PM-PR. A imunoterapia é o uso de medicamentos para estimular o sistema imunológico do paciente a reconhecer e destruir as células cancerígenas de forma mais eficaz. Para o tratamento Samara precisa tomar o medicamento a cada 21 dias.

De acordo com o tenente-coronel, Márcio Antônio dos Santos, o 4º Batalhão de Polícia Militar está se mobilizando e ajudando a policial. Há um monitoramento constante com o Hospital da Polícia Militar em Curitiba e outros hospitais de referência na busca pelo tratamento adequado e eficaz.

DADOS
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022. Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença para cada ano. O câncer de pele é o mais incidente no país, com 177 mil novos casos estimados.

CUIDADOS
O cuidado com a pele deve ser o ano todo, mas na estação mais quente a rotina precisa ser redobrada. Dentre as ações preventivas e de cuidados, as principais são: evitar a exposição ao sol sem o uso de protetor de pele adequado; usar filtro solar FPS (fator) mínimo 30, diariamente e reaplicar pelo menos duas vezes no dia; evitar os horários entre 10 horas às 16 horas para exposição solar; uso de protetores físicos como chapéus, camisetas, óculos escuros, barraca de praia ou guarda sol também ajuda; importante hidratar a pele, após o banho, com creme sem perfume por ter menos álcool; usar sabonete líquido para o banho; e aumentar o consumo de líquidos: água, sucos de frutas e água de coco.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: