Início Notícias Gerais Coluna ADI

Coluna ADI

Marketing decisivo
Marcelo Cattani obteve destaque nas eleições municipais do Paraná, em 2020. Em perfeita sintonia com autoridades do Governo Estadual, o marqueteiro participou do segundo turno da campanha de Ponta Grossa, com planejamento de campanha para a Professora Elizabeth.

‘Carta branca’
Com ‘carta branca’ do governador Ratinho Júnior e do chefe da Casa Civil, Guto Silva, o trabalho do jornalista e publicitário foi decisivo para superar a diferença de Mabel Canto neste segundo turno. Além do segundo turno, em Ponta Grossa, Cattani participou do processo eleitoral de elegeu os prefeitos de Cianorte, Campo Mourão e Maringá.

Candidato ao Senado
Neste domingo (29), o atual prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB) anunciou que pretende concorrer ao cargo de senador nas próximas eleições. A eleição será em 2022 para apenas uma vaga. “Com a Professora Elizabeth (PSD, atual vice-prefeita) eleit (prefeita) a nós queremos dar um passo maior para Ponta Grossa, a partir desse momento eu trabalho com a minha pré-candidatura ao Senado Federal daqui a dois anos”, adianta.

Eu também
Marcelo Rangel deve disputar a vaga no grupo do governador Ratinho Junior (PSD) com o chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD), que também não esconde a vontade de disputar o Senado.

Xadrez
No xadrez político da família Rangel, o irmão do prefeito, o deputado Sandro Alex (PSD), atual secretário estadual de Transporte e Logística, deve disputar a reeleição a Câmara dos Deputados. Com o irmão no Senado, fica difícil para Sandro pleitear a vaga da vice na chapa de Ratinho Junior. Mas o deputado federal pode disputar a prefeitura de Ponta Grossa em 2024. Aí tem que combinar com a prefeita Professora Elizabeth (PSD).

Itaipu e Sanepar
A Itaipu Binacional vai fazer um convênio de saneamento com a Sanepar que deve contemplar toda a região Oeste e ser estendida até o lado paraguaio, se houver interesse do governo vizinho.

Exemplo
Em Ramilândia, por exemplo,  o tratamento de esgoto seria por meio de sistemas Wetlands e energia limpa. Para isso, seria utilizado o conceito de infraestrutura verde para concepção de uma ETE composta por Wetlands construídos.

Agradece
O prefeito eleito de Pérola D’Oeste, Edson Bagetti (PL), visitou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e agradeceu o apoio decisivo para sua vitória, na disputadíssima eleição. “Apoiei a candidatura do Edson desde o início e vejo com satisfação que ele já está se movimentando para viabilizar seus projetos para a cidade. Vou continuar a apoiá-lo, ainda mais agora, que sou o representante do município junto ao governo do Estado e a Assembleia”.

TJ-PR
O desembargador José Laurindo de Souza Netto, 60 anos, foi eleito presidente de um dos cinco maiores tribunais do Brasil, o TJ-PR. Laurindo vai assumir a cadeira máxima da Justiça Estadual no dia 1º de fevereiro de 2021 para uma gestão de dois anos. “O primeiro passo é dar continuidade às políticas e diretrizes da atual gestão. E eu me sinto pessoalmente comprometido com essas diretrizes. Os bons frutos vão ser aperfeiçoados e perenizados”, afirma Netto.

Principal vencedor
O governador Ratinho Júnior (PSD) é o principal vencedor das eleições municipais no Paraná. O PSD elegeu 129 prefeitos e fez 1.164.809 votos. É o governo ou faz parte dele em seis das sete principais do estado: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Colombo. Curitiba é a cidade com o maior eleitorado, com 1.349.888 eleitores, seguida por Londrina (376.073), Maringá (279.500), Cascavel (223.090) e Ponta Grossa (239.611), São José dos Pinhais (197.064) , Foz do Iguaçu (183.306) e Colombo (147.388).

Um vice do oeste
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), reeleito com 71,72% (112.181 votos válidos), – a maior votação proporcional entre as 10 maiores cidades do Paraná – é a principal liderança política do Oeste que pode ser indicado a vice na chapa de Ratinho Junior (PSD). O PSC é um dos principais aliado e faz parte da base de Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.

Prêmio Jornalismo 2020
Os vencedores do Prêmio CNT de Jornalismo 2020 serão conhecidos nesta terça-feira, 1º de dezembro, durante uma live especial. O evento será transmitido pelo canal da CNT no YouTube. Neste ano, por conta da pandemia da covid-19, a CNT não realizará a tradicional festa de premiação. O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio no valor de R$ 60 mil. Os ganhadores das demais categorias recebem, cada um, R$ 35 mil.

Presidente na fronteira
O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) estará em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira, 1, onde se reunirá com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez. Segundo imprensa oficial, ambos estarão acompanhados dos ministros e do governador Ratinho Junior, a reunião de trabalho será no Hotel Recanto Cataratas para tratar de investimentos na fronteira, em especial a construção da segunda ponte que liga Brasil e Paraguai. Esta será a quarta visita de Bolsonaro a Foz e a sexta ao Paraná.

Partidos de centro
O MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras de capitais nas eleições de 2020, com cinco eleitos, seguido por PSDB e DEM, ambos com quatro vencedores. Isso significa que as três siglas terão treze das 26 sedes de estado, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Essas vitórias consolidam a tendência do primeiro turno de que o centro político seria o grande vitorioso neste ano.

Vacina da Pfizer
Dois estados brasileiros devem comprar as vacinas da Pfizer e a farmacêutica já prepara a logística para distribuição do imunizante. As primeiras 50 milhões de doses que vai produzir neste ano já estão todas vendidas e o Brasil não está nessa, a Costa Rica, México, EUA e Japão estão.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: