Hoje é o último dia que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte recebe exclusivamente casos suspeitos de Covid-19, a partir de segunda-feira, dia sete, a unidade passa a atender pacientes com relatos que não se enquadram em sintomas do novo coronavírus. Amanhã, a UPA estará fechada para desinfecção e preparativos para receber os casos clínicos.
Desde o início da pandemia a UPA Zona Norte funcionou como referência no atendimento da Covid-19, agora a demanda será transferida para a UPA Zona Sul. De acordo com a Secretaria de Saúde, o lugar tem estrutura mais ampla e adequada para o fluxo de pacientes que estavam indo até a unidade no Jardim Alvorada e superlotando o espaço.
“A UPA Zona Norte tem apenas 23 leitos de observação, que estão no limite. Na UPA Zona Sul a capacidade dobra. Os casos foram aumentando e foi necessário ampliar o atendimento. Seguimos com a reorganização da rede de atendimento à saúde, adaptando estruturas e protocolos para enfrentamento da pandemia. Objetivo é agilizar os procedimentos, proporcionar mais conforto e segurança para pacientes e estabelecer referências de serviços para facilitar a compreensão sobre qual unidade procurar em casos de sintomas, convergentes ou não com coronavírus”, disse o secretário de Saúde Jair Biatto.
UBSs
Enquanto as UPAs estarão sendo organizadas, hoje e amanhã, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Iguaçu e Pinheiros vão funcionar 24 horas para pessoas que precisam de atendimento por estarem com problemas respiratórios ou não. Posteriormente, os dois postos de saúde voltam ao atendimento normal, entre sete e 19 horas.
A Saúde informou que está otimizando o trabalho das equipes que estão na linha de enfrentamento ao coronavírus pela proximidade com o Hospital Municipal.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução