A campanha Dezembro Laranja, que completa sete anos em 2020, será feita exclusivamente no formato digital e em todos os canais de comunicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ação enfatiza que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar na infância. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos.
Os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) são responsáveis por 177 mil novos casos por ano; já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. Geralmente as duas formas se desenvolvem por volta dos 40 anos de idade e as causas podem ser exposição excessiva ao sol ou genética.
Por isso, o autoexame é importante, assim como a procura por um profissional da saúde em caso de qualquer suspeita ou presença de pintas e manchas na pele com cor, formato ou espessura alterados. A coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Dra. Jade Cury Martins, dá outras dicas de diagnóstico e prevenção ao câncer de pele.
“É importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões em que não é possível reconhecer sozinho. Além disso, sempre que for necessário se expor ao sol, não esqueça de proteger as áreas descobertas do corpo, mesmo em dias frios e nublados”, orientou ela.
O câncer de pele não melanoma apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade. A cirurgia é o tratamento mais indicado tanto nos casos de carcinoma basocelular como de carcinoma epidermoide. O uso de um creme fotossensível e posterior aplicação de uma fonte de luz é uma opção terapêutica também.
Enquanto o melanoma é uma lesão maligna potencialmente grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases. As taxas de mortalidade nos estágios mais avançados são altas. A apresentação no corpo pode ser por meio de manchas ou nódulos. De acordo com o estágio da doença, o tratamento inclui cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia para retirada do tumor.
Em 2020, crianças e adolescentes são porta-vozes para abordar o tema de forma didática e descomplicada. A intenção é enfatizar que não se deve subestimar a doença. Os embaixadores nacionais serão os irmãos e influenciadores digitais Maria Clara e JP, líderes de audiência entre os canais infantis do YouTube no Brasil.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução