A iluminação de natal em ruas e praças de Maringá não será instalada este ano como parte das ações do projeto ‘Maringá Encantada’. A informação do cancelamento foi divulgada pela Prefeitura na manhã de ontem. Além das luzes, não haverá decoração na Catedral, nem no Parque do Japão.
Em nota divulgada, a Assessoria de Comunicação explicou que é “importante também esclarecer que a suspensão das atividades natalinas, das quais a instalação de luzes em espaços públicos, é apenas um detalhe dentro do imenso projeto da ‘Maringá Encantada’, leva em consideração os riscos de contágio pelo vírus ao promover eventuais aglomerações. Como não há margem segura de prevenção fora dos protocolos de cuidados, como uso de máscara e distanciamento físico, a decisão é convergente com a preocupação de conter a circulação viral para preservar a infraestrutura de saúde e salvar vidas.”
“Maringá vive um momento difícil de enfrentamento da Covid-19. Fizemos estudos para ter o projeto de forma menor, mas isso não é viável e pode ser perigoso para gerar aglomeração. Tivemos roda gigante, trenzinho e outras atividades que, neste ano, traria filas e pessoas muito próximas; por isso cancelamos a Maringá Encantada. O momento de esforço pela vida, que sirva para reflexão da importância de atender as restrições com o objetivo de em 2021 celebrar todas as datas de maneira completa”, explicou Domingos Trevizan, chefe de Gabinete do município.
Trevizan completou dizendo que os recursos financeiros, neste momento, estão concentrados no enfrentamento do novo coronavírus, especificamente para assegurar a infraestrutura necessária e garantir atendimento médico, leitos hospitalares, insumos, medicamentos e aquisição de vacinas.
No início de novembro, dois editais foram publicados. As licitações somam R$ 912,8 mi e prevendo decoração e iluminação. No dia 10 de novembro, o contrato foi assinado com a empresa vencedora para decorar Maringá; com a suspensão do evento, os editais serão cancelados.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução