Início Maringá Atividades de cinemas estão liberadas com até 50% de capacidade

Atividades de cinemas estão liberadas com até 50% de capacidade

Sala de cinema

Com o novo decreto publicado na manhã desta segunda-feira (11/01) no Órgão Oficial do município, “ficam liberadas as atividades de cinemas”. O pedido de liberação das atividades em Maringá já havia sido solicitada a justiça por proprietário de uma rede da cidade.

De acordo com o decreto 195/2021, as redes de cinema deverão seguir regulações, como a limitação de 50% da capacidade do público nas salas de exibição; funcionamento entre às 10h00 e 22h30; distanciamento entre os assentos disponíveis, salvo para membros do mesmo núcleo familiar.

Além disso, será exigido o uso de máscaras de proteção facial em todos os ambientes, tanto por funcionários e frequentadores, inclusive durante as sessões; fixação de horários de início e fim das sessões das diferentes salas de projeções que deverá ser organizado de forma escalonada a fim de se evitar aglomeração nas bilheterias, bomboniere, salas de espera, corredores e sanitários; e intervalos entre as sessões para a higienização dos espaços.

Ainda, o local deverá alertar no início de cada sessão sobre a saída das salas de forma escalonada pelo público, a fim de se evitar aglomerações. Caso haja coincidência de horários, o local será deixado primeiramente pelas pessoas que estiverem na sala mais próxima da saída; e pôr fim, a disponibilidade e exigência do uso de todos os EPIs necessários aos funcionários, principalmente para os que realizam a atividade de higienização e limpeza das salas.

Em entrevista ao âncora Gilson Aguiar, da CBN, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora diz que “a partir de segunda-feira volta o cinema. Então para quem estava com saudade daquele cheirinho da pipoca, vamos voltar o cinema. É claro que a gente pede que flexibilizar não quer dizer que a pandemia acabou, né, Gilson. Isso tem que tomar um cuidado. A gente precisa manter todos os cuidados necessários, né. Estamos com muito medo da volta da praia. O pessoal lá na praia, você viu o que aconteceu. Uma aglomeração do tamanho do mundo”.

O decreto que fica em vigor do dia 11 de janeiro a 26 janeiro de 2021, também está liberado a visitação aos parque do Ingá, do Japão e Alfredo Nyffeler; atividades com brinquedos em espaços infantis desde que garantida a higienização após cada uso; som ambiente, TVs e música ao vivo, sendo, no entanto, proibida a utilização de pista de dança; e não há restrição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em  bares, restaurantes, lanchonetes, carrinhos de cachorro quente e food trucks.

Mariana Belleze
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: