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Ford deixará de produzir automóveis no Brasil

O Ford anunciou nesta segunda-feira, em um comunicado dirigido à imprensa, que vai fechar as fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP) imediatamente. Desse modo, a empresa deixará de produzir automóveis no Brasil. De agora em diante, a multinacional continuará operando no país apenas como importadora.

No comunicado à imprensa, a empresa confirma a desativação das plantas locais. “A produção será encerrada imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.”

Troller segue em produção só até o fim do ano

No comunicado, a Ford dá a entender que a marca Troller, que produz jipes, também deve ser desativada em 2021. “A fábrica da Troller em Horizonte (CE) continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.”

Com essas medidas, a Ford manterá no Brasil apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e a sede regional, em São Paulo. As fábricas na Argentina e no Uruguai seguirão em operação mantidas, bem como as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.

A Ford assegura que o encerramento da produção de veículos no país não trará problemas de assistência técnica e de peças de reposição para os veículos descontinuados. A multinacional afirma ainda que a garantia dos produtos segue vigorando normalmente.

Ao fechar fábricas, Ford demitirá 5.000 funcionários

No comunicado, a empresa disse que “irá trabalhar imediatamente em estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção.” Porém, de acordo com informações obtidas junto à assessoria de comunicação da empresa, o número de demissões diretas chegará a cerca de 5.000.

Ao fechar as fábricas brasileiras, a Ford põe em prática o plano de comercializar apenas SUVs, picapes e veículos comerciais no país, além do esportivo Mustang. Um novo modelo elétrico também está nos planos da empresa.

Com o fim da produção de veículos no país, a Ford afirma que economizará US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021.

Foto – Reprodução

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