O informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Paraná, divulgado no último domingo (10), aponta o número de casos notificados, suspeitos e de óbitos de Covid-19 em trabalhadores da saúde. O número total de casos confirmados ultrapassa 14.480. Recebem destaque o número de enfermeiros, sendo 5.476 casos confirmados, médicos com 1.141 casos, e profissionais da área administrativa, com 730 confirmações.
Já o número total de óbitos é de 158 profissionais, sendo 46 enfermeiros, 26 médicos, quatro agentes comunitários de saúde, três da área administrativa, dois da área de serviços, 14 odontologistas, 23 profissionais da área farmacêutica, sete da área laboratorial e diagnóstico, um fisioterapeuta, um da área de alimentação, dois da psicologia, seis assistentes sociais, 12 cuidadores de idosos e 11 apontados como outros trabalhadores.
No entanto, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná, informa 30 óbitos de médico do Paraná e que faleceram em decorrência da Covid-19.
Em Maringá, a Prefeitura soma sete óbitos de profissionais da saúde do município. Entre as vítimas, há três médicos que faleceram na cidade: Dr. Jorge Karigyo, 62 anos, era médico do município de Maringá e estava vinculado à UPA da Zona Sul. O médico Ary Jacomossi, 86 anos, que faleceu no dia 13 de julho de 2020, em Maringá. A médica Cleusa Ema Quilici Belczak, de 69 anos, que faleceu no dia 30 de outubro de 2020.
Os médicos receberam homenagens da Prefeitura, dos familiares e de toda a cidade que se comoveu com as mortes. Outros profissionais da área que faleceram em decorrência da doença também foram homenageados.
De acordo com os dados da Prefeitura os profissionais da Saúde formam o segundo grupo de mais infectados pelo coronavírus, atrás apenas dos trabalhadores administrativos.
Mariana Belleze
Foto – Reprodução