Início Destaques do Dia Vacinação começa na próxima quarta, diz Ulisses Maia

Vacinação começa na próxima quarta, diz Ulisses Maia

Prefeito e secretária de Saúde interina, Maria da Penha em reunião com o Ministro da Saúde

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participou ontem de reunião com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde houve anuncio oficial de que a vacinação contra coronavírus começa na próxima quarta, 20, em todo Brasil de forma simultânea. A vacina será prioritária para profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas aldeados. “Estamos com tudo pronto e programado para iniciar a vacinação. Solicitei para que profissionais da educação entrem no plano logo nessa primeira fase”, afirmou prefeito Ulisses Maia.

A confirmação foi feita em reunião online com o Ministério da Saúde e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeitos das maiores cidades do país. Governo Federal trabalha com cenário de 8 milhões de doses importadas, que serão distribuídas para os estados a partir de segunda-feira, 18. São 2 milhões de doses da AstraZeneca (importadas da Índia) e 6 milhões do Butantan.

Ulisses Maia destacou que o município aguarda autorização do Ministério da Saúde para comprar as vacinas com recursos próprios. “Maringá tem R$100 milhões reservados para essa finalidade e toda estrutura preparada. Não descansaremos até que todos maringaenses estejam protegidos”, afirmou Ulisses. 

Entre sábado e domingo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai emitir a liberação emergencial  para a vacinação. Na segunda o Ministério da Saúde inicia entrega aos estados brasileiros e na terça o governo estadual encaminha para os municípios. 

“A Secretaria de Saúde já tem 400 mil seringas e agulhas reservadas para a campanha de vacinação, com garantia de compra de mais lotes para cobrir toda população. Aguardamos a quantidade de doses para definir a estratégia de local para vacinação. Hoje temos 17 mil funcionários de saúde, entre rede privada e pública”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Maria da Penha Sapata.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, destacou que a vacinação não significa o afrouxamento das medidas de prevenção. “É um prazer estarmos reunidos num momento crítico do nosso país. Estamos combatendo o coronavírus. Já temos mais de 200 mil brasileiros falecidos pela doença. Mas a doença é séria e nós temos que estar atentos ao que acontece na Europa e nos EUA”, afirmou.

ACP
Foto – PMM

COMPARTILHE: