Início Maringá Praça Napoleão Moreira ganhará chafariz e túnel de água

Praça Napoleão Moreira ganhará chafariz e túnel de água

A Praça Napoleão Moreira, de Maringá, também conhecida como Praça das Pernambucanas, ganhará um chafariz e um túnel de água durante reforma neste ano, segundo informações da Prefeitura de Maringá.

O projeto de revitalização da praça mais antiga de Maringá foi elaborado no passado pelo arquiteto José Augusto Bellucci, o mesmo que planejou a Catedral de Maringá e o Hotel Bandeirantes.
Segundo a arquiteta e urbanista e secretária interina de Urbanismo e Habitação, Bruna Barbosa Barroca, as características originais da praça serão mantidas na reforma. Essa era uma das maiores preocupações da administração, segundo Bruna.

“A gente teve inicialmente uma conversa com a Secretaria de Cultura porque tem a intenção de se manter um desenho inicial à época que Maringá veio pioneira. A gente teve essa prerrogativa de ter um apelo de patrimônio histórico, de preservação da praça. Algumas formas da praça teve que se manter e a gente tentou trabalhar bastante na questão da paginação de piso. Então a gente traz um concreto drenante, a gente traz umas formas que remetem o formato central e também a gente vem numa dinâmica de iluminação e paisagismo”, explicou Bruna.

O projeto prevê duas fontes de água, uma delas em formato de chafariz e, a outra, um corredor de água que a secretária chamou de interativa.

“A gente traz dois pontos. Uma que vai criar um corredor interativo e a outra que vai ficar ao centro dando esse destaque para a praça. Vão ser duas fontes”, esclareceu.

O projeto vai manter bancos, as palmeiras e o parquinho das crianças. O local ainda vai ganhar uma nova Academia da Terceira Idade (ATI), mais acessibilidade e um playground para as crianças. A feira de artesanato será mantida e vai receber uma nova estrutura. Além disso, as mesas de jogos para os idosos que gostam de passar as tardes na praça também serão reformuladas e mantidas na reforma.

O projeto está pronto e já foi enviado para o setor de licitações, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá. No entanto, o projeto está em fase de orçamentos e, segundo a assessoria, não se sabe ainda o valor que vai custar a reforma da Praça Napoleão Moreira.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, disse em uma publicação no Facebook que a licitação acontece neste mês e que o
valor usado para a obra já está garantido.

Fábio Guillen – GMC Online
Foto – Reprodução PMM

COMPARTILHE: