O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na noite de ontem, 17 de janeiro, os números de faltosos do 1º dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os dados foram divulgados por meio de entrevista coletiva.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que participou da coletiva, disse que a abstenção das provas do 1º dia foi de mais da metade dos inscritos no Enem 2020. De acordo com Ribeiro, os responsáveis pelo alto índice se deve a pandemia do coronavírus (Covid-19) e o trabalho da mídia contrariáo ao Enem.
Dos 5.523.023 inscritos para as provas impressas do Enem, 2.842.332 não compareceram ao Exame deste domingo. O número equivale a uma abstenção de 51,5%. Na edição do ano passado, a abstenção foi de 23,1% no primeiro dia.
Vale lembrar que não não houve aplicação de provas nos 56 municípios no Amazonas, o que soma 160.548 inscritos, e em dois municípios de Rondônia, sendo eles Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, totalizando 3.832 estudantes.
Reaplicação
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, também informou que mais de 8 mil candidatos inscritos no Enem 2020 tiveram seus pedidos aceitos para fazer as provas do Exame em fevereiro por conta de terem sintomas de doenças infectocontagiosas.
No Enem 2020, 10.171 pessoas pediram para participar da reaplicação por conta de terem sintomas de doenças infectocontagiosas. É a primeira vez que o Inep autoriza que os candidatos peçam a reaplicação por estes motivos. Isso se deve à pandemia de Covid-19. No total, foram aceitas 8.180 solicitações enquanto 1.991 foram negadas.
Impedidos de participar
Alguns estudantes alegaram que foram impedidos de ingressar em seus locais de prova devido a lotação máxima estipulada pelo Inep. Por conta disso, eles acabaram perdendo o primeiro dia de provas.
O órgão informou que o problema aconteceu em 11 locais de prova e alegou também que estes casos serão analisados. Caso os participantesse sintam prejudicados poderão solicitar a reaplicação a partir de 25 de janeiro.
Provas
Os inscritos no Enem 2020 responderam no domingo 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas tecnologia (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
Também foi necessário produzir uma redação dissertativo-argumentativa, que teve como tema O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Os estudantes tiveram que desenvolver uma proposta de intervenção.
Correção comentada
O Mundo Educação, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, fez a correção comentada do Enem 2020 gratuita. Ao ler a correção comentada do Enem 2020, o estudante pode ter ideia de quantas questões acertou no exame.
Segundo dia do Enem 2020
As provas do segundo dia do Enem 2020 serão aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro, nos mesmos locais de prova. Nesse dia, as provas vão começar às 13h30 e terminar mais cedo, às 18h30.
Na ocasião, os estudantes deverão responder mais 90 questões objetivas; desta vez 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia).
Foto – Reprodução