As nove horas da manhã de ontem, a vacinação contra a Covid-19 foi realizada na UPA Zona Norte, primeiro local a atender pacientes com a doença em Maringá; profissionais selecionados receberam a dose. Logo após, às 10 horas foi a vez de servidores do Hospital Universitário (HU). Já às 11 horas as equipes foram até a Santa Casa, hospital que atende filantropicamente ao SUS. Todo processo está sendo de forma volante para evitar aglomeração.
“Na terça-feira fizemos a vacinação de 155 pessoas, incluindo idosos do Lar dos Velhinhos e São Vicente de Paulo. Conforme cronograma estipulado pela Prefeitura, nesta primeira etapa queremos imunizar 5.185 pessoas. Não vai faltar vacina para os profissionais de saúde. Eles são o início da imunização para chegarmos ao fim da pandemia”, garantiu o chefe da 15º Regional de Saúde, Ederlei Alkamim.
No Lar dos Velhinhos duas pessoas foram vacinadas com a CoronaVac: Olivia da Silva Godoi, de 82 anos, e Noel Albino de Souza, de 70 anos. As doses também foram encaminhadas para os municípios vizinhos que pertencem a Regional de Saúde. Em Sarandi, a primeira dose foi aplicada ontem na enfermeira Sandra Nicolini que está na linha de frente no combate à Covid-19; a cidade tem 714 unidades do imunizante.
Em Mandaguari, a vacinação começou ontem com 299 doses disponíveis; Paiçandu também iniciou a imunização tendo 298 doses da vacina; e Marialva, que conta com 194 doses também já está vacinando.
COMUNICADO
A Assessoria de Imprensa do Hospital Universitário (HU) divulgou um texto oficial orientando todos os servidores sobre como vai ser realizado o processo de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado do Paraná e da Secretária Estadual de Saúde (SESA), o Plano de Imunização contemplará todos os profissionais que trabalham no hospital.
“Contudo considerando que não há disponibilidade imediata da vacina para todos os profissionais de saúde, segundo a determinação da SESA, neste primeiro momento serão vacinados os servidores da ala Covid-19 que realizam assistência direta ao paciente, independente do vínculo empregatício, sendo eles: enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em laboratório, técnicos em radiologia , fisioterapeutas, fonoaudiólogo e médicos”, explica o texto.
A superintendência aguarda as próximas liberações para a sequência da imunização. Pede ainda a compreensão de todos e que sigam esperançosos.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução