Início Maringá 700 idosos que vivem em asilos serão vacinados contra Covid-19

700 idosos que vivem em asilos serão vacinados contra Covid-19

O diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, afirmou que todos os idosos que vivem em instituições de longa permanência de Maringá e região serão vacinados contra Covid-19 na primeira fase da campanha. O grupo de idosos em casa de repouso é formado por 700 pessoas acima dos 60 anos de idade. Para eles, a segunda dose da vacina já estaria reservada em Curitiba.

“A gente aguarda a janela de três semanas entre as doses. Mais perto do dia da aplicação, as vacinas chegarão na 15ª Regional. Em relação a novas vacinas, estamos no aguardo, na dependência do Ministério da Saúde. A segunda dose, com toda certeza, é da CoronaVac. Outras vacinas serão necessárias porque não teremos a quantidade ideal de uma vacina só; aí cabe entender o comportamento de cada marca e também se há diferença de intervalo. Mas para os idosos, 100% assegurada a vacinação completa”, disse Ederlei.

Em dois dias da campanha contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde vacinou 3 mil profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores dos asilos. A previsão é concluir a primeira etapa nesta sexta-feira, oferecendo as 6 mil doses.

“O início da campanha de vacinação não significa o afrouxamento das medidas de prevenção ao coronavírus. Os cuidados diários precisam ser mantidos, principalmente com o uso de máscara, o distanciamento entre pessoas e uso do álcool em gel, até que todos os maringaenses sejam imunizados. O município está preparado para receber mais doses de vacina e aguarda autorização do Ministério da Saúde para comprar as vacinas com recursos próprios”, disse a secretária interina de Saúde de Maringá, Maria da Penha.

Ela salientou que, nesse momento não será possível atender todos os profissionais de saúde que ultrapassam os 17 mil, por isso há expectativa e esperança de que novas doses sejam encaminhadas para a 15ª Regional. Objetivo é seguir, posteriormente, vacinando idosos acima de 80 anos, depois de 75, 70, até chegar no grupo de 60 anos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: