Já são 12 dias de campanha de vacinação contra a Covid-19 em Maringá. Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde em imunizar trabalhadores da saúde, idosos em asilos e profissionais que atuam nesses espaços, o município já aplicou 8.011 primeiras doses. Os dados são da Secretaria de Saúde. Deste total, 6.052 são do primeiro lote da Coronavac, e 4.135 da vacina AstraZeneca.
Nesse primeiro momento também foram imunizados trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, Samu, Siate), clínicas de diálise e serviços de oncologia, trabalhadores de centro de atendimento à covid-19, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), trabalhadores de coleta laboratorial e que fazem testes/exames para a covid-19.
O Prefeito Ulisses Maia reforçou que a vacinação continua de forma itinerante, sendo aplicada nos locais de trabalho. Ninguém deve buscar vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. Na próxima semana a vacinação será destinada aos trabalhadores dos serviços de urgência e emergência que não são referências para covid-19, hemocentros, trabalhadores que atuam na vigilância em saúde e desenvolvem atividades de campo relacionadas à covid-19, trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares e trabalhadores atuantes em farmácias.
Antes que chegue até os idosos em geral e passe para outros grupos, a campanha vai atender trabalhadores do sistema funerário, cuidadores domiciliares, doulas, trabalhadores atuantes em áreas administrativas, trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, em formato de teletrabalho devido à pandemia, e assim em diante.
NOVAS
As últimas 1.880 doses da vacina CoronaVac que chegou em Maringá serão divididas entre as cidades que pertencem a 15ª Regional de Saúde do Paraná, tendo prioridade os hospitais referência para atendimento de pacientes com Covid-19. A quantidade que vai permanecer em Maringá será usada para finalizar a primeira fase de imunização de todos os profissionais do Hospital Municipal, Hospital Universitário, Santa Casa e Santa Rita.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução