Início Destaques do Dia Sessões da Câmara Municipal de Maringá retornam hoje

Sessões da Câmara Municipal de Maringá retornam hoje

Nesta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Maringá realiza a primeira sessão ordinária da Legislatura 2021/2024, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal 16 da Net, Facebook e Youtube. A assessoria de gabinete do prefeito Ulisses Maia adianta que ele participará deste encontro.

Para evitar a disseminação do Covid-19, o acesso ao plenário está restrito aos vereadores, assessores, servidores da Casa e profissionais da imprensa.

Entre as possíveis pautas da primeira sessão do ano, estará o projeto de lei do vereador Dr. Manoel (PL), que altera o horário das sessões ordinárias da Câmara de Maringá. Atualmente, as sessões ocorrem nas terças-feiras e quintas-feiras às 9h. A proposta prevê a mudança do horário na terça-feira para às 19h.

De acordo com o autor do projeto, o objetivo é ampliar a participação da comunidade maringaense no debate das pautas em tramitação e no contato direto com os parlamentares.

“O fato de as duas sessões semanais serem realizadas na parte da manhã me incomoda bastante. De modo particular, incomoda porque abre a possibilidade de a população pensar que nós, vereadores, estamos nos escondendo. E essa é uma fala comum entre parte das pessoas, inclusive”, diz o vereador.

Para ele, com pelo menos uma das sessões fora do horário comercial, mais pessoas poderiam acompanhar e participar das discussões, o que traz mais transparência para as a pautas da Câmara.

O projeto tem o apoio de mais quatro vereadores, quantidade necessária para a alteração do Regimento Interno da Câmara. Os apoiadores são a Professora Ana Lúcia (PDT), Maninho (PDT), Delegado Luiz Alves (Republicanos) e Biazon (PSL).

A partir da assinatura do projeto, o texto deverá ser lido na primeira sessão ordinária da legislatura , que ocorre hoje. Em seguida, a presidência determinará um prazo de até 15 dias para a apresentação de emendas por outros vereadores. Antes de a proposta ser pautada para a votação em plenário, os membros da mesa terão outros 10 dias para emitir parecer considerando as emendas, caso existam.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: