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Procon realiza vistoria lojas e orienta comerciantes

Nesta quarta-feira (3), o Procon de Maringá iniciou vistorias nos comércios de rua e shoppings da cidade. A ação que teve início na sede do Procon, na Avenida Horácio Racanello Filho, próximo ao Terminal Urbano, não notificou ne multou algum estabelecimento.

Entre diversos procedimentos, os fiscais irão verificar se os produtos das vitrines informam o preço aos consumidores, se o estabelecimento orienta sobre a troca de produtos e se, em caso de promoções, há cartazes informando. Além disso, será verificado se os contatos do Procon e o Código de Defesa do Consumidor está à disposição dos consumidores da loja.

Em entrevista ao Jornal do Povo, a coordenadora do Procon, Patrícia Parra, informou que as vistorias irão percorrer o mês de fevereiro, e que mesmo havendo um número considerável de reclamações, o objetivo principal é a orientação do comerciante.

“O consumidor precisa ter acesso às informações sobre formas de pagamento, os produtos precisam estar precificados, ter acesso ao código de defesa do consumidor”, explica.

Somente no primeiro mês de 2021, o Procon de Maringá registrou 2.075 procedimentos, além de ações como pesquisa sobre material escolar, questionamento para questionamento para escolas particulares sobre pedidos. Já para o mês de fevereiro, o Órgão de Defesa do Consumidor tem agendado 1.316 procedimentos. A coordenadora do Procon, Patrícia Parra, destaca a principal reclamação feita ao Procon da cidade, sendo a rejeição do estabelecimento na troca do produto. “Quando ele [produto] vem com defeito, muitos não prestam assistência técnica, e justificam dizendo que falta peças para a manutenção”, informa a coordenadora que também orienta o consumidor a procurar o Órgão para dirimir o conflito.

Além disso, Parra relata que a maioria dos os casos são resolvidos. “Temos uma alta taxa de resolutividade, de 96%, o que dá confiança para o consumidor nos procurar quando há algum problema”, explica.

Novas ações estão sendo planejadas, como coleta de amostras de combustíveis para testes, pesquisa sobre Ovos de Páscoa, atualização de preços da cesta básica, ação sobre direitos e deveres do comércio abordando lojas de rua e de shoppings, entre outras. Também será realizada pesquisa sobre pescados, já que aumenta muito o consumo de peixe na Semana Santa (no final de março). Os fiscais registram preços praticados agora e comparam com os valores praticados nas vésperas da Semana Santa. 

Campeãs de reclamações

Das cinco campeãs de reclamações no Procon maringaense em 2020, três são companhias telefônicas, somando quase 11% do total de 20,4 mil atendimentos feitos no ano passado. Por isso, Patrícia Parra prepara projeto com foco especial na redução de problemas do segmento.

 O Procon segue com protocolos de prevenção ao coronavírus. Álcool em gel disponível, distanciamento entre atendentes, guichês de atendimentos e controle do fluxo de pessoas são medidas analisadas e que reduzem riscos de contaminação.

Para atendimento no Procon os interessados devem levar documentos como RG, CPF ou CNH, comprovante de endereço, documentos relacionados ao caso, boletim de ocorrência em caso de crime, procuração no caso de tratar de problemas de terceiros. O consumidor pode entrar em contato com o Procon através do (44) 98402-0433 para denúncias e 151 para atendimento. Ainda, através do procon@maringa.pr.gov.br ou pelo aplicativo Procon na Mão.

Mariana Belleze
Foto – ACP

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