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O DNA do sucesso

O DNA do sucesso chama-se comprometimento. O mundo de hoje é frio, calculista e as relações estão cada vez mais difíceis. Por insegurança ou mesmo conforto, as pessoas estão cada vez mais se distanciando e a pandemia acelerou tudo isso. Os serviços “delivery” estão a todo vapor em farmácias, pizzarias, autopeças e em muitos outros segmentos do varejo…   

Hoje, ao invés de lojas e shoppings, vemos uma verdadeira corrida do ouro pelos correios, pacotes da China, redes ou não de e-commerce e ainda de grandes redes mundiais de varejo.com.  que até uma criancinha sabe o nome e desta forma caminhamos para a inteligência artificial com uma série de serviços humanos sendo substituídos por robôs com a inteligência artificial embarcada.

Mas eu ainda creio que apesar de todo esse mundo digital, a inteligência emocional é que faz a diferença e ainda mais agora quando todos ficaram enclausurados e outros ainda impedidos de trabalhar e pagar suas contas.

As pessoas parecem ter se esquecido da magia que um sorriso proporciona. Vendedores estão se esquecendo desta força milagrosa que só existe em pessoas motivadas. Empresários e profissionais também. Parece que até alguns políticos também se esquecem desse amor a vizinhança.

De vez em quando encontramos até profissionais do serviço de saúde que atendem os pacientes e sequer os olham nos olhos. Afinal, eu e você, em algum dia, já fomos pacientes não é mesmo? Mas até estes, serão substituídos por um robô num futuro nem tão distante.

Walt Disney costumava dizer: “Eu posso ensinar qualquer coisa a qualquer um, menos a sorrir”.

Faça você mesmo o seu balanço motivacional. Veja como está o DNA de sua motivação, de seu comprometimento, de seu interesse pelas pessoas. Você é daqueles que fazem ou daqueles que reclamam? O que está atrapalhando é a meta ou a sua resistência em relação a ela?

No meu recente lançamento sobre inteligência emocional eu levantei esta questão perguntando: “Onde estão as oportunidades?”. E a conclusão óbvia, elas estão no mesmo lugar das reclamações. Ou seja, nossa vida é sempre uma escolha de caminho.

A fama de “durão” não combina mais com sucesso. Empresários, executivos, gestores, vendedores, educadores e todas as suas equipes sabem muito bem que hoje é preciso encantar pessoas, encantar clientes para manter o foco e fortalecer o negócio. E esse encantar é o que vem depois de um serviço de marketing, de atendimento, de um sistema embutido, seja de um serviço de empresa ou seja um serviço público.

Nós temos que acabar de uma vez por todas o péssimo conceito de criar dificuldades para vender facilidades. Ao contrário, hoje, quem mais faz sucesso é quem tem esse DNA, ou seja, os caçadores de problemas que propõem soluções.

Como exemplo eu poderia falar do UBER que mudou a rotina das cidades no transporte individual de pessoas que antigamente pagavam a ida, a volta, a espera, o lobby e a bandeira e ficava caríssimo o ir e vir. Agora, pagando somente a ida, veja quanto do custo foi engolido para uma nova oportunidade. Ficou barato e viável o deslocamento de pessoas.

Numa pesquisa sobre liderança onde se perguntava qual era o principal atributo que a pessoa gostaria de encontrar num líder,  por exemplo, a resposta principal foi: que o líder fosse um grande ouvinte.

Penso que além de ser um bom ouvinte o líder deve estar sempre reformulando o seu DNA de compromisso com a equipe, com o negócio e com os clientes com um foco 100% em resultados através das pessoas.

Neste caso vai saber respeitar as individualidades e trabalhar o potencial de cada um em prol da equipe, do negócio e não fechar os olhos para novas oportunidades.

O que define o resultado da partida, isto é, do jogo da vida, em qualquer profissão é relacionamento. É aquilo que todos nós chamamos de network. No meu livro A Essência dos Vencedores eu trabalho esta questão num foco mais abrangente, ou seja, quando você consegue conciliar conhecimento, atitude e relacionamentos. Aí sim, uma fórmula vitoriosa porque o conhecimento destrói incertezas, a atitude como a palavra mais importante do mundo e o mundo das relações onde tudo isso acontece.

Médicos e Psicólogos em seus consultórios, empresários em suas empresas, profissionais de todas as áreas quando conseguem entender numa provocação filosófica que diz que o ser humano não nasce pronto igual qualquer outro produto.

O ser humano não é igual um sapato, um carro, um fogão ou uma geladeira que nascem novos e vão se gastando, ao contrário, nascem não prontos e vão se fazendo.

Qual a diferença entre o fracasso e o sucesso na vida das pessoas? Não há truque, nem varinha de condão ou poção mágica… o que existe é trabalho, forma de pensar e planejar. Quando o trabalho é um prazer à vida é uma alegria e quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão. Vivemos num mundo de escolhas.

Uma boa alternativa e que se traduz num caminho de sucesso é esta: Pessoas 100% motivadas e comprometidas, de sorriso fácil e que se interessam verdadeiramente pela vida das pessoas. Seja o presidente de uma empresa ou  seja aquela pessoa que cuida da portaria.

Nestes temos de pandemia, eu estava numa fila do pão quando alguém perguntou para alguém como ele estava e o outro respondeu: “É, poderia estar pior”. Neste momento, um senhor sorridente atrás do outro, interferiu na conversa e disse: “É, poderia estar melhor”. Ou seja, o pensamento positivo sempre constrói mais.

Finalizando, mais importante do que o tamanho que veste as suas roupas é o tamanho do sorriso que veste o seu rosto e a sua alma.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.

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