Desde às cinco horas desta sexta-feira começam a valer as novas medidas restritivas apresentadas no novo decreto da Prefeitura de Maringá. Documento endureceu o funcionamento de atividades essenciais visando reduzir a circulação de pessoas e transmissão do novo coronavírus. Ficou suspensa a prestação de serviço em geral em Maringá, assim como as obras privadas e públicas (exceto as consideradas essenciais ao interesse público) e proibida a utilização das pistas de caminhada do Parque do Ingá, Bosque 2 e outros espaços do gênero.
O decreto nº 606/2021 também proíbe a utilização da pista de skate que fica na Avenida Cerro Azul, centros esportivos e complexos Meu Campinho. A multa segue com o valor de R$ 10 mil para os estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, indústrias e demais atividades não autorizadas que forem flagrados atendendo.
Até às 23h59 de segunda-feira, oito de março, fica permitido o funcionamento, até às 20 horas, exclusivamente de supermercados, mercados, mercearias, quitandas, padarias, açougues e peixarias, sendo proibido o consumo no local e a venda de bebidas alcoólicas geladas. Também poderão atender ao público as agências bancárias e lotéricas. Enquanto nos postos de combustíveis, as lojas de conveniências deverão permanecer fechadas.
Podem continuar funcionando: distribuidoras de água e gás, farmácias; clínicas médicas somente para atendimento de urgência e emergência e laboratórios de análises clínicas, radiologia e congêneres. Conforme o decreto, está autorizado o expediente em indústrias onde o processo de produção não possa sofrer interrupção sem provocar perda ou deterioração do bem ou produto fabricado.
Quanto aos bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, sorveterias, pizzarias, petiscarias, lojas de vendas de açaí, carrinhos de lanches e similares o serviço só poderá ser feito por meio de delivery até as 22 horas. O consumo ou retirada no local estão proibidos. Os Pet shop e lojas agropecuárias funcionarão exclusivamente por delivery, mas somente até às 20 horas; devem atender apenas vendendo produtos de alimentação e medicamentos.
Se não se enquadra em nenhuma dessas atividades, os outros estabelecimentos e serviços ficam com as atividades suspensas durante os quatro dias. Está proibida também a realização de atividades internas nos estabelecimentos não autorizados, inclusive administrativas. O toque de recolher continua valendo das 20 às cinco horas e, nos hospitais, as cirurgias eletivas estão suspensas inclusive para paciente que recebe alta no mesmo dia.
“O cenário pandêmico em Maringá é cada dia mais grave e requer prevenção por parte de todos. O município se antecipa com ações para reduzir a taxa de ocupação de leitos e salvar vidas”, disse o comunicado da Prefeitura.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução