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Bem vindo ao novo mundo pós covid

Mudanças E incertezas são companheiras da humanidade. Ao longo do tempo, elas sempre causaram impacto na forma de pensar e fazer qualquer coisa, bem como no comportamento das pessoas.

Se compararmos como viviam nossos avós e como vivemos hoje, vamos perceber que muitos comportamentos que eles tinham nós não temos mais, e muitos comportamentos que temos hoje, eles desconheciam.

E assim, de geração em geração, essas mudanças vão acontecendo, fruto das influências oriundas da evolução da ciência, da filosofia e das novas tecnologias.

O interessante desse processo é que nós, seres humanos, somos um sistema complexo, mas extremamente adaptável e interdependente, o que nos torna capazes de evoluir junto com as mudanças que nos surpreendem.

Desde que o mundo foi criado por Deus, os outros animais nascem e já saem correndo. O ser humano não, nasce frágil e vai crescendo e se adaptando ao ambiente.  E assim, vamos analisando o mundo hoje, a realidade do século XXI e como isso vem influenciando pessoas, relacionamentos, negócios, carreiras e trabalho.

Qualquer aluno destes tempos que esteve na escola estudando história,  aprendendo sobre maias, incas e astecas, deve parar hoje e pensar em como será contada a história do século XXI nas escolas, nas salas de aula do futuro e de que forma tudo o que vivemos irá refletir na história.

A princípio, não sabemos nem mesmo se nesse futuro incerto teremos salas de aula, mas uma coisa é fato: o ano de 2020 ficará marcado como um grande divisor de águas para a humanidade.

Não somente a pandemia que nos cercou e sim a aceleração digital dos últimos tempos e o excesso de informações que nos rodeia diariamente, nos lançaram num abismo dinâmico em todas as dimensões de nossas vidas.

E este excesso de informações nos leva a questionar o próprio vírus como: Foi criado? Foi um acidente? Ou tipo, quem está falando a verdade? A ciência? A política? E assim o nosso imaginário fica voando.

O fato é que, a complexidade e a incerteza nos tomaram de tal forma que abrimos mão do controle, assumimos nossa fragilidade em encarar o que não compreendemos e passamos a voltar na busca de soluções ágeis num cenário no qual não existem caminhos certos ou errados e a única verdade é a mudança constante e agora, repentina.

Pois é, desde que o mundo é mundo, o protagonismo sempre foi a mudança.  E Afinal, sempre aprendemos que empreender nunca foi um caminho de linha reta, sempre teremos curvas e obstáculos. E também aprendemos que se fizermos hoje o que fizemos ontem, amanhã não existiremos mais.

É engraçado como isso vem nos ensinando. Na escola estudamos em física que os “opostos se atraem”. O que percebo é quanto mais digitais nos tornamos, mais buscamos resgatar a nossa essência humana.

Entre tantas outras mudanças e comportamentos, vimos que a dimensão global ganha uma enorme força, e num paradoxo, o cenário do isolamento social trouxe um maior protagonismo para o local. E sabemos que existe conforto, pertencimento e identidade naquilo que nos remete às nossas origens. Ou seja, o contexto dos negócios de grande escala tendem a se adaptar ao contexto das localizações onde atuam.

O que eu poderia ser a você que está lendo agora e pode estar achando tudo confuso diante de todo este novo cenário e tendências? Entenda que aquilo que o torna único, a partir do entendimento da sua essência o fará diferenciado no mercado. Valorize suas peculiaridades. Eu, por exemplo, sempre fui péssimo em matemática, portanto, nunca me vi como engenheiro, mas em português eu era bom, e não á toa, estou por aqui escrevendo e ganho a vida com a literatura.

Agora, pós covid ou não, se você sempre fez o básico em sua carreira ou somente produziu algo comum, certamente será visto como apenas mais um entre milhares.

Se você quer se tornar inesquecível, único, memorável, visto, lembrado, o tempo da mesmice terminou. O que importa é inovar e reinventar. É por esta e por outras que temos aplicativos de transporte, hospedagem, filmes, compra em feira, produtos especiais para um público que precisa deste especial, como veganos, orgânicos e tantos e tantos outros que você sabe, basta um clic na mão e o produto vem.

O que mudou? O fator motivador migrou do “ter” para o “ser”.  Não queremos mais experiências e, nesse sentido, você já deve ter ouvido muitos fazendo o paralelo entre a compra de um carro o uso do Uber: não fazemos questão de possuir um carro, mas usar o seu benefício.

Vimos que, neste novo cenário, qualquer ato social que foi notícia local, viraliza e torna-se global, e isso coloca marcas em xeque, derruba presidentes, muda o destino de recursos públicos. Bem-vindo ao novo mundo.

O famoso guru da administração mundial, Alvin Tofler, disse certa vez, há muitos anos, que o líder do futuro seria aquele que aprendesse a  aprender, desaprender e reaprender.

O que sabemos hoje é provável que não nos sustente amanhã. Por isso, a palavra-chave é reconstruir. Mas não basta reconstruir se não aplicar a mudança, inclusive da nova mentalidade, aplicando o que aprendeu.

Este é o segredo simples em desaprender. O que não quer dizer que tem que esquecer mas sim, evoluir, substituindo e agregando o novo conhecimento ao antigo que você já tinha.

A vida sempre pode ser uma hipótese apaixonante. Quando você ama o que faz e faz o que ama, tanto faz, nunca vai querer parar de fazer. Não à toa, o mundo é construído por aqueles seres humanos que fazem tudo com amor e que tem em sua semente, serem eternos insatisfeitos.

Não sei se contribuí com você, mas em minha maneira de ver, não há espaço para negócios, trabalhos, carreiras e relacionamentos, no modo “mais do mesmo” sem propósito. Se você realmente estiver comprometido e isso fizer sentido para você, tudo valerá a pena.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.

    Foto – Reprodução
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