Início Maringá Visita técnica avalia Hospital da Criança para atender casos de Covid-19

Visita técnica avalia Hospital da Criança para atender casos de Covid-19

O prefeito Ulisses Maia e secretários municipais estiveram com empresários, a presidente da Organização Mundial da Família (OMF), Deise Kusztra, e o deputado federal, Ricardo Barros, em visita técnica ao Hospital da Criança de Maringá. Objetivo foi avaliar se a estrutura pode ser utilizada para o tratamento de pacientes com Covid-19. A obra está 80% pronta com 108 leitos, mas não chegaram os equipamentos para UTI, cozinha, farmácia e lavanderia. Empresários pretendem colaborar com a compra de aparelhos, todavia falta profissionais.

“Tudo depende de uma série de levantamentos. Só que é preciso deixar claro que o problema em Maringá não é espaço físico, mesmo sendo importante ter mais um. A principal dificuldade é a contratação de pessoal da saúde para atender a rede pública e privada. Essa é uma tentativa de ter mais um local atendendo a população. Recebemos apoio dos empresários que em vários momentos doaram equipamentos aos hospitais. Só não temos mais leitos de UTIs e enfermaria porque, realmente, não existem profissionais disponíveis e dispostos a ir para a linha de frente da pandemia”, explicou o prefeito Ulisses Maia.

Aguardando a análise, o deputado federal Ricardo Barros, informou que se a resposta for positiva o trabalho começa imediatamente. Salientou que “o Hospital da Criança está pronto para atender essa emergência de Covid-19. Empresários e Prefeitura vão articular e avançar para que o sistema atenda com maior conforto. A doação de recursos será feita por meio da Associação Amigos do Hospital da Criança”.

O contrato da obra responsabiliza a OMF para entregar o hospital equipado e com recursos humanos contratados, enquanto a Prefeitura doou o terreno de 84 mil metros quadrados e finalizou a parte externa com a construção de galerias pluviais, pavimentação e estruturas nas áreas de circulação. Atualmente está aberto credenciamento para contratação de médicos.

Victor Cardoso
Foto – PMM

COMPARTILHE: