Início Maringá Três restaurantes populares estão sendo construídos em Maringá

Três restaurantes populares estão sendo construídos em Maringá

Com foco na segurança alimentar da população, o Governo do Estado prometeu novos restaurantes populares em Maringá. No ano passado foi aberta licitação para as obras e, na manhã de ontem, o Prefeito Ulisses Maia compartilhou nas redes sociais fotos da construção dos três novos restaurantes. As instalações serão no Conjunto Ney Braga, Tuiuti e Honorato Vechi.

“Já começamos as obras dos três restaurantes populares. O projeto, em parceria com governo estadual, é para ampliar o atendimento, garantir refeição saudável e preço acessível”, escreveu Maia que, em outra ocasião, já havia reforçado a importância de atender os mais vulneráveis, pessoas idosas, trabalhadores em geral, estudantes, ambulantes, entre outros que necessitam do serviço

Ainda segundo o Prefeito, a expectativa para conclusão das obras é de 150 dias, ou seja, para o final do mês de agosto de 2021. Depois de concluídos, os restaurantes deverão oferecer centenas de refeições diárias. Estima-se que a estrutura do Jardim Tuiuti, região noroeste do município, sirva 250 pratos diários; o restaurante do Honorato Vechi, ao lado da horta comunitária, atenda até 500 pessoas; e o do Jardim Ney Braga ofereça outras 250 refeições.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Erika Maeda, muita coisa ainda está sendo discutida na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e no próprio Conselho. Há a possibilidade de locação de um imóvel para servir de refeitório, levando alimento que será produzido na Cozinha Central do Santa Felicidade, projeto municipal com objetivo de concentrar a produção dos restaurantes; melhorando a logística.

“Todo mês estamos nos reunindo, agora de forma remota por conta da pandemia, mas o assunto está sendo tratado com muita seriedade. É algo muito importante e precisa acontecer”, disse Erika.

Em Julho, o governador Carlos Massa Ratinho Junior disse que “o Governo do Estado prioriza o olhar social, cuidar daquela parcela da população que mais precisa e que muitas vezes não consegue fazer uma refeição de qualidade.

Esse conjunto de restaurantes em Maringá vai garantir segurança alimentar a um preço acessível, melhorando a qualidade de vida das pessoas. São projetos que queremos replicar em todo o Estado do Paraná.”

Sobre a cozinha central, o projeto de construção está em fase final de elaboração, prevendo um investimento de R$ 4,9 milhões da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e R$ 33,7 mil do município. Lembrando que os restaurantes e a cozinha também beneficiam pequenos produtores da Agricultura Familiar que fornecem alimentos.

Victor Cardoso

COMPARTILHE: