A partir das 19 horas desta quarta-feira, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) inicia um evento online para celebrar o Dia Mundial da Saúde. A transmissão da mesa redonda “Saúde em Tempos de Pandemia” será pelo canal do Youtube da associação com a presença de especialistas e autoridades na área. A abertura do evento será feita pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Para o presidente da Acim, Michel Felippe, essa data sempre foi importante e se tornou, atualmente, ainda mais porque tudo se relaciona com a saúde e depende deste setor, exemplos são a economia e educação; mas, principalmente, quando se fala de restrições e as perdas para Covid-19. Por isso, o objetivo é contribuir com a busca de soluções para sair da crise sanitária e financeira, além de esclarecer o caminho que a saúde está tomando no País durante a pandemia do novo coronavírus.
Vai ser formada uma meda presencial de autoridades para debater com especialistas convidados. Na lista de participantes tem: Nise Yamaguchi, médica oncologista e imunologista; Marcelo Nascimento Burattini, infectologista; Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná; Elisabete Mitiko Kobayashi, superintendente do Hospital Universitário de Maringá (HU); representantes do Instituto Butantan; entre outros especialistas. O Prefeito Ulisses Maia e representantes da saúde local também confirmaram participação.
DATA
O principal objetivo do Dia Mundial da Saúde é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a data em 2021, o convite é para unir na construção de um mundo mais justo e saudável em meio a pandemia.
“A COVID-19 destacou que algumas pessoas podem ter uma vida mais saudável e ter melhor acesso aos serviços de saúde do que outras devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e às condições em que nascem, crescem, vivem, trabalho e idade. Esta situação não é apenas injusta, mas pode ser evitada. Por isso, pedimos aos líderes que garantam que a equidade na saúde seja a peça central de nossa recuperação da Covid-19. Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde”, publicou a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) sobre a data.
Por sua vez, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), que iniciou uma série de atividades virtuais e simbólicas com a rede de conselhos, traz também o tema “Em defesa do SUS e da vida de todas as pessoas” para marcar o dia sete de abril. A conselheira nacional de Saúde Vanja dos Santos, disse que “o importante é que todos e todas possamos nos unificar na defesa da Vida e do SUS neste mês de abril.”
Victor Cardoso
Foto – Reprodução