Cerca de nove anos desde o primeiro encontro, Ryan Bader conseguiu vencer a revanche diante de Lyoto Machida. Na atração principal do Bellator 256, realizada nesta sexta-feira (9), o norte-americano começou o combate em desvantagem, mas reverteu a situação, dominou o brasileiro no solo e foi decretado vencedor na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-46, 49-45).
Com o triunfo, o Bader conquistou uma vaga nas semifinais do Grand Prix dos meio-pesados (até 93kg.) e espera o duelo entre ‘Corey Anderson x Dovletdzhan Yagshimuradov’ para conhecer seu próximo oponente no torneio. Agora, o norte-americano conta com 27 vitórias, seis derrotas e uma ‘luta sem resultado’.
Já Lyoto Machida vive momento delicado e sofreu o terceiro revés seguido na carreira. Aos 42 anos, o brasileiro tem um cartel de 26 resultados positivos e dez negativos.
A LUTA
A primeira investida do combate foi dada por Lyoto Machida, que aplicou um forte chute na costela de Ryan Bader. Com seu estilo característico, o brasileiro estudou os passos do norte-americano, seguiu investindo na linha da cintura para abrir a guarda e marcou seu oponente. Por outro lado, Bader encaixou duas direitas no rosto de Lyoto, mas viu seu adversário se recuperar. No último minuto, Lyoto chutou alto e acertou Ryan com uma ‘canelada’.
No segundo round, Lyoto Machida seguiu castigando a linha da cintura de Ryan Bader, que já tinha mudanças em sua feição e parecia sentir a cada golpe. Em determinado momento, além de acertar outro chute, o brasileiro também desferiu um cruzado. A resposta veio em seguida, com o norte-americano atacando em queda e derrubando. Em quatro apoios, Lyoto ainda foi atingido com golpes laterais na cabeça antes do round terminar.
Na terceira parcial, Ryan Bader entrou com outro golpe e Lyoto Machida deu a resposta com um rápido contragolpe rápido. Em prejuízo, o norte-americano cruzou a esquerda e derrubou seu oponente com facilidade. No chão, ele ‘castigou’ com incontáveis e duras cotoveladas. Machucado, o brasileiro sobreviveu aos prejuízos sofridos.
Com o rosto inchado, Lyoto Machida até tentou trocar golpes, mas foi novamente quedado por Ryan Bader. Ainda com resquícios do assalto anterior, o norte-americano apostou na meia-guarda para pressionar o brasileiro por meio de socos e cotoveladas e, de forma dominante, venceu mais um round.
No quinto e último assalto, Ryan Bader voltou a quedar e, ainda que tenha cortado seu supercílio cortado, seguiu desferindo golpes no solo. Cansado, Lyoto Machida não conseguiu se defender das duras derrotas e encontrou sua terceira derrota seguida na carreira.
Foto – Reprodução