Integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniram desde a manhã de ontem para analisar os números da pandemia em Maringá e definir novas estratégias para conter o avanço da doença. Por volta das 11 horas o novo decreto nº 759/2021 foi publicado. Dessa forma ficou prorrogado até as cinco horas de 20 de abril de 2021 o documento anterior, mas com algumas alterações. Dentre elas o Toque de Recolher que passou a ser no período das 22 horas às cinco horas diariamente.
Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, lojas de açaí, carrinhos de lanche, food trucks, lojas da praça de alimentação dos shoppings, padarias, açougues, casas de massas, peixarias, quitandas, frutarias e similares poderão funcionar presencialmente com consumo no local até as 21 horas de segunda a sexta-feira e até às 15 horas aos sábados e domingos. A retirada no balcão e drive-thru segue até as 21 horas de segunda a domingo e o delivery todos os dias da semana até às 23 horas.
“Devem ser obedecidas as seguintes normas: limitação de número de clientes em no máximo 50% da capacidade total do estabelecimento para clientes sentados, não sendo permitido o atendimento de clientes em pé; afixação de placa ou cartaz na entrada do estabelecimento informando o número máximo de clientes que podem permanecer simultaneamente no local; limitação de seis clientes por mesa; manter a distância mínima de dois metros entre cada mesa; higienização de mesas, cardápios, utensílios de modo geral; proibição de utilização de toalhas, exceto se descartáveis, que deverão ser trocadas a cada utilização; e nos casos em que os produtos são dispostos em buffet para, deverá disponibilizar luvas descartáveis para o cliente”, determina o decreto.
Bares ficam autorizados a atender presencial, com consumo no local, até as 21 horas de segunda a sexta-feira e até às 15 horas aos sábados e domingos. Está proibida a retirada no local e drive-thru após às 21 horas de segunda a sexta e após às 15 horas nos finais de semana. As academias de pilates, ginástica, luta, dança, crossfit, tênis, natação e similares podem funcionar, de segunda a sexta-feira, das seis às 21 horas e aos sábados das seis às 15 horas, com até 30% da capacidade do espaço
O decreto também anunciou o retorno dos cinemas e pesqueiros, autorizados a funcionar de segunda a domingo, até as 21 horas, com no máximo 30% da capacidade. De acordo com a Prefeitura a tomada de decisão para novos decretos seguirá baseada em números e índices de pessoas infectadas e lotação dos hospitais.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução