Na manhã de ontem a Prefeitura de Maringá publicou o decreto nº 813/2021 autorizando as lojas do comércio funcionarem neste sábado, dia 17. O funcionamento está condicionado a restrição de horário, modalidade de atendimento obedecendo medidas sanitárias e atendendo regras de ocupação e capacidade. Com isso, atividades comerciais, galerias e centros comerciais estarão abertos das nove às 13 horas, com limitação de 50% de ocupação.
Os shopping centers vão atender nas mesmas condições das 11 às 20 horas. Já as lojas de materiais de construção e similares entre nove e 13 horas. Estabelecimentos que prestam serviços, como pet shop com banho e tosa, estão autorizados a trabalhar das oito às 12 horas. Todos esses locais são obrigados a ter uma placa indicativa na entrada informando a capacidade máxima no interior do prédio.
O decreto proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 22 horas até cinco horas. Os estabelecimentos de até 1 mil m² que descumprirem as regras impostas no documento serão multados em R$ 10 mil e interditados por 24 horas. Se for reincidente a interdição vale por 72 horas. As questões omissas serão resolvidas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura. As denúnicas devem ser enviadas para o e-mail: sege_gespublica@maringa.pr.gov.br.
CONCESSIONÁRIAS
Diante da flexibilização do funcionamento de atividades e serviços, empresários do setor de concessionária de automóveis se reuniram com a Prefeitura para pedir que essas lojas também possam funcionar nos outros sábados do mês. O argumento é que o seguimento não provoca aglomeração e que o sábado é o melhor dia de faturamento.
Os profissionais se comprometem em atender com 50% da ocupação, distribuíndo álcool gel pelos estabelecimentos e cumprir o distanciamento social. A negociação com o executivo iniciou levando em conta, segundo eles, o pedido de muitos clientes que não podem frequentar o comércio durante os dias úteis da semana.
A Prefeitura não apresentou resposta sobre o assunto até o fechamento desta edição do JORNAL DO POVO.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução