O Governo do Estado lançou a campanha ‘Corujão de Vacinação Contra a Covid-19 e a secretaria de Saúde de Maringá já fez a primeira iniciativa na noite de ontem. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Zona 7 e Iguaçu atenderam até às 20 horas as pessoas que já podem tomar a segunda dose da vacina. Sem mostrar números, o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, informou que parte da população não está indo até os postos tomar o reforço do imunizante.
Essa é uma iniciativa é exclusiva para que as pessoas que já perderam o prazo para tomar a segunda dose. Assim poderão ir atrás do atendimento, inclusive, fora do horário comercial. Os dados completos de todo processo de vacinação são enviados para Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a partir disso há distribuição das doses para 2ª aplicação. O imunizante já vem com destino especificado que é aplicação em 20 ou 30 dias no público com 1ª dose recebida.
Segundo o Ministério da Saúde cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão em atraso para tomar a 2ª dose da vacina contra o novo coronavírus. Somente no Paraná são 70 mil pessoas nessa situação. No município mais de 57,5 mil pessoas já foram vacinados e seguem as recomendações dos órgãos responsáveis que é distanciamento, uso de máscara e aplicação de álcool gel constantemente.
Vale lembrar que a vacina contribui para que o individuo, caso infectado novamente, não desenvolva o forma mais forte da doença.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução