Início Maringá Central de Agropecuária é inaugurada na Fazenda Experimental da UEM

Central de Agropecuária é inaugurada na Fazenda Experimental da UEM

Com área total de 391,72 m², o Bloco Z-113 foi inaugurado na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A estrutura, que fica no distrito de Maringá, vai abrigar a Central de Agropecuária e Agronegócio (CAA), responsável por dar suporte às atividades de pesquisa relacionadas às Ciências Agrárias e atender pesquisadores de outros departamentos da UEM e centros de pesquisa externos.

A estrutura é climatizada, tem acessibilidade, sistema de segurança e acesso à internet. De acordo com a Pró-Reitoria de Administração da UEM, foram investidos R$ 954.397,40 na construção do Bloco Z-113. Os recursos são provenientes de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal. A obra, iniciada e finalizada em 2019, foi feita pela Mondeo Construtora.

A Central instalada na Fazenda Experimental, para o reitor Julio César Damasceno, significa permitir que coletas e análises sejam feitas mais rapidamente, além de atrair investimentos que possibilitem aquisição de equipamentos mais sofisticados. Serão três laboratórios principais: Laboratório de Carnes e Laboratório de Ultrassom, coordenados pelo professor Paulo Cesar Pozza; e o Laboratório de Microbiologia e Leite, administrado pela professora Magali Soares dos Santos Pozza.

Esses três laboratórios são da Zootecnia, sendo que o de Microbiologia e Leite tem mais de uma sala: a principal, a de manipulação e realização de análises, e a de limpeza e esterilização. Há também o Laboratório de Fisiologia de Produção Vegetal, com banheiros, copa, depósito de material de limpeza e centrais de resíduos e de gás. Eliezer Rodrigues de Souto (Departamento de Agronomia/DAG), Ricardo Luis Lopes (Departamento de Economia/DCO) e Ricardo Souza Vasconcellos (Departamento de Zootecnia/DZO) serão os coordenadores gerais da CAA.

“Na lista de pesquisas desenvolvidas estão: Avaliação de Alimentos e Exigências Nutricionais; Desenvolvimento e Processamento de Produtos de Origem Animal; Produção, Manejo e Conservação de Plantas Forrageiras; e Genética e Melhoramento Animal. As pesquisas em Agronomia atendem diretamente à execução de projetos vinculados aos cursos de graduação e de pós-graduação. Os Programas de Pós-Graduação em Agronomia, Genética e Melhoramento, Agroecologia, e Ciências Agrárias contam com equipamentos de primeira linha da CAA”, informou Souto.

A Central ainda contribui para a realização de artigos científicos, dissertações e teses provenientes dos Centros de Ensino e Programas de Pós-Graduação da UEM. Assim como acompanhar o mercado e suas influências na economia local, regional e nacional. Índices de atividades de agronegócios são criados em diversos níveis.

Victor Cardoso
Foto – UEM

COMPARTILHE: