No dia em que completou 100 dias na gestão pública, Ulisses Maia anunciou que Maringá ganharia subprefeituras digitais e isso seria feito distribuindo equipamentos em diferentes pontos da cidade. Na manhã de ontem, a Prefeitura confirmou o início da instalação de 11 totens no município. Foram cinco instalados no térreo do Paço Municipal; três estão no Terminal Urbano, um na rodoviária, um no EstaR e outro na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
O trabalho foi feito pelo setor de Tecnologia de Informação (TI) como alternativa para que o contribuinte não precise fazer, muitas vezes, longas viagens para resolver qualquer situação. De acordo com o diretor de TI, Thiago Callegari Mendes, isso vai agilizar o procedimento burocrático atual e ampliar o tempo de atendimento. O projeto é que Maringá tenha 50 totens estrategicamente distribuídos em locais públicos e também no comércio, como shoppings e supermercados.
Nesses totens, o cidadão vai ter acesso a emissão de débitos para pagamento, certidões, consultas de protocolos, entre outros; serviços disponíveis já nos próximos dias. A próxima fase, programada para o segundo semestre de 2021, vai disponibilizar a realização de pagamentos com cartão bancário, no sistema débito ou crédito, nesses locais.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução