O decreto nº 845/2021, publicado sexta-feira (22), pela Prefeitura, autoriza eventos, reuniões, audiências públicas e comemorações para até 30 participantes. A duração deverá ser de no máximo seis horas consecutivas, de segunda-feira a domingo, das oito às 21 horas. O decreto vale a partir das cinco horas de segunda-feira, dia 26 e vai até dia quatro de maio às cinco horas.
“As medidas deste decreto estabelecem o início da retomada gradativa que será acompanhada pela equipe epidemiológica da Prefeitura de Maringá. Todos os esforços estão sendo realizados para garantir a segurança sanitária da população e ao mesmo tempo a recuperação da capacidade financeira da Economia dos Eventos e do Entretenimento”, disse Marcos Cordiolli, da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom).
No evento, todas as pessoas deverão usar máscara e permanecer sentadas, evitando circular entre mesas; salvo apenas para uso do sanitário. O serviço de refeição em buffet só poderá servir em porções individuais, ficando proibido o buffet livre, exceto com a utilização de luvas. Pista de dança não poderá ser utilizada mesmo com a autorização de música ao vivo. Já em festas infantis, todas as atividades que gerem contato físico, como brinquedos, não podem acontecer.
O novo decreto também liberou a prática de esportes coletivos, inclusive em clubes, associações e condomínios residenciais, de segunda a sexta-feira, das seis até as 21 horas, respeitando protocolos de segurança sanitária. Plateia, rodas de aquecimento, confraternização, uso de churrasqueira e vestiários estão proibidos. Nos casos em que o local possua mais de um equipamento esportivo, somente poderá ser utilizado 50% dos equipamentos ao mesmo tempo.
A partir de segunda-feira está liberada a utilização de áreas de lazer públicas, tais como quadras esportivas, complexos de esporte e lazer, academias da terceira Idade, pistas de skate, complexos esportivos “Meu Campinho”, Praça da Catedral, Praça do Aeroporto Antigo, Praça das Antenas, Praça Farroupilha, Vila Olímpica, etc. Liberação é das seis às 21 horas de segunda a sexta-feira.
Os supermercados, mercados, mercearias e similares, em cumprimento à decisão judicial, ficam liberados a funcionarem aos domingos das oito às 18 horas. Inclusive com a presença de menores de 12 anos nesses locais.
REUNIÃO
A Prefeitura informou que desde fevereiro vem conversando com representantes do setor de eventos para construir um formato mais seguro de realizar encontros, reuniões, festas e afins para a população. De acordo com o secretário da Siacom, foram resgatadas sugestões e protocolos propostos por diversas entidades, pensando até mesmo em um momento pós pandemia.
“Como os números da pandemia estão em baixa, o decreto autoriza eventos com até 30 pessoas a partir de segunda; todavia já ficou determinado que serão possíveis até 50 participantes a partir do dia 11 de maio. Os eventos com até 50 pessoas só vão ocorrer mediante prévia solicitação à Secretaria de Inovação com o envio de e-mail para cadastro no endereço cadastro_siacom@maringa.pr.gov.br. Deverá ser informado o CPF do responsável, CNPJ da empresa organizadora, endereço do evento e número de participantes. Assim como aconteceu no início do ano, conforme as condições epidemiológicas, essa retomada gradativa pode sofrer alterações”, explicou Cordiolli.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução