Empresários ligados a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) compraram 1.000 oxímetros e aguardam a chegada dos aparelhos ainda essa semana. São dispositivos para monitorar a porcentagem de oxigênio no sangue e os batimentos cardíacos. A aquisição faz parte de uma campanha da Sociedade Médica de Maringá, em parceria com a Prefeitura, que vai emprestar os equipamentos para pacientes com diagnóstico de Covid-19.
Toda logística da campanha ainda está sendo definida. Porém, de acordo com a infectologista Ana Gurgel, as pessoas que não tiverem condições de comprar o aparelho, poderão solicitar junto a administração municipal. Ela explica que muitas vezes o paciente não tem falta de ar, mas com o aparelho identifica que a oxigenação no sangue está baixa. Dessa forma é possível iniciar o serviço de suplementação de oxigênio, associando os anticoagulantes e sair na frente no tratamento.
Outra ação da campanha será incluir parte da população que tem oxímetro em casa. Quem quiser emprestar o equipamento também poderá fazer um cadastro solidário. Ao final do processo o dispositivo será devolvido. Atualmente um aparelho para essa finalidade pode ser encontrado pelo preço de R$ 90 a R$ 200 em algumas farmácias.
Redação JP
Foto – Reprodução