A Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória celebra neste sábado o 40º aniversário de sua “Dedicação”. A data será marcada por uma Santa Missa em ação de graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, às 19h30. Todo templo religioso deve ser dedicado a Deus em uma celebração solene e isso aconteceu pela primeira vez em 1981 com o bispo Dom Jaime Luiz Coelho.
A data exata do aniversário de Dedicação da Catedral é três de maio, mas como será numa segunda-feira, a Arquidiocese decidiu antecipar para também celebrar o dia de São José Operário.
“A cada ano, o aniversário da Dedicação tem o grau de Solenidade na própria Catedral e de Festa para toda a Arquidiocese. Este ano, ao se passarem 40 anos daquele dia festivo, nós, ‘pedras vivas do templo de Deus’, somos chamados, de modo especial, a reconhecer Suas maravilhas em nosso meio e agradecer por tudo o que celebramos e vivemos na Catedral de Maringá ao longo deste tempo”, comentou Dom Severino Clasen.
Ele explica que essa é a mais profunda tradição bíblica quando a Igreja recomenda vivamente que todo templo, construído de modo permanente para reunir o povo em assembleia litúrgica, deve ser dedicado ao Senhor. A Catedral foi inaugurada em 10 de maio de 1972 e no ano que vem completa 50 anos.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução