No domingo, poucas horas depois de iniciar a vacinação em idosos a partir de 61 anos de idade em Maringá, a Secretaria de Saúde anunciou que pessoas com 60 anos também já seriam imunizados contra Covid-19. Esta é a 2ª fase do Plano de Imunização Municipal e 57.409 pessoas são aguardadas. Porém, o secretário de Saúde já informou que a 3ª etapa de vacinação pode começar amanhã, quarta-feira.
“Vamos fazer uma reunião com toda equipe para seguirmos o Plano Nacional e Estadual de Imunização. Objetivo é avaliar a melhor forma, dentro do sistema gestor, para identificar esses pacientes com comorbidade e convocá-los de acordo com a necessidade. Talvez separando por dia. Vamos divulgar de uma forma clara pra entendimento da população. No máximo quarta-feira devemos começar a vacinar esse novo grupo”, explicou o secretário Marcelo Puzzi.
Na etapa seguinte serão vacinados pessoas com diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia facilforme, obesidade grau 3 e síndrome de down. A população estimada é de 38.577 pessoas.
Haverá necessidade de comprovar a doença por meio de documentação. Para fazer isso sem gerar aglomeração nos pontos de vacinação, a secretaria também estuda medidas. A obrigatoriedade será para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e pacientes da rede privada. Puzzi contou que vai ser lançado um edital em breve com todas as informações. Está programado para o dia 14 deste mês o lançamento de um aplicativo que vai classificar os pacientes com patologia.
O Plano Municipal de Imunização prevê cinco fases de vacinação. Na primeira foram idosos e trabalhadores de asilos, além de profissionais da Saúde. Total de 17.570 pessoas; na segunda fase a vacina é para idosos com 60 anos ou mais (57.409 pessoas estimadas); terceira fase será para pessoas com comorbidades (38.577); quarta etapa inclui pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional (cerca de 12.129 pessoas); e quinta etapa iniciando a partir de 60 anos sequencialmente dos mais velhos aos mais novos (343.360).
A Saúde já iniciou vacinação de agentes das forças de segurança. Neste momento aguardam novas doses dos imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, para aplicar em professores, gestantes e mães com bebês recém-nascidos.
FINAL DE SEMANA
No final de semana, a Secretaria de Saúde de Maringá vacinou 5.351 pessoas com a primeira dose do imunizante, sendo 5.349 idosos e dois trabalhadores de saúde). Também foram aplicadas 245 segundas doses em um idoso e 244 trabalhadores de saúde. No total, já são quase 80 mil pessoas vacinadas com a primeira dose em Maringá e mais de 42 mil com a segunda.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução