O ator e humorista Paulo Gustavo, segundo o portal Em Off, entrou em processo de morte cerebral após complicações da covid-19 nesta terça-feira, 4 de maio de 2021. O ator e criador de ‘Minha Mãe É Uma Peça’ é casado com Thales Bretas, dermatologista, e é pai dos gêmeos, Romeu e Gael, e está internado desde o dia 13 de março, e intubado desde o dia 22 de março. A Pais&Filhos tentou contato com a assessoria de Paulo Gustavo e falou com Claudio Tizo, que disse que ainda não recebeu a informação.
A notícia foi dada pelo portal Em Off, que por meio de informações obtidas por eles disse que Paulo entrou em procedimento de morte cerebral, e que “no meio médico, isso compreende a equipe médica estabelecer quando o cérebro deixa de funcionar de maneira irreversível e as condutas a partir daí”. A família ainda não se pronunciou e nem nota oficial foi emitida ainda.
A notícia do estado de saúde dele já teria sido dado à família, segundo o portal Em Off, e foi chamada para ir ao hospital. O humorista está internado no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Na segunda-feira, 3 de maio, a equipe médica do ator disse que ele teria tido uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais devido à uma abertura entre os pulmões e as veias – o que torna a situação mais grave. “Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem”, dizia a nota, segundo o portal Em Off.
Relembre a batalha de Paulo Gustavo com a covid-19
Internação de Paulo Gustavo com coronavírus
Paulo Gustavo, de 42 anos, foi internado com Covid-19 no sábado, 13 de março, em um hospital no Rio de Janeiro. Em nota à imprensa, a assessoria do humorista confirmou a internação, mas não deu outras notícias a respeito do estado de saúde dele.
“Confirmamos por meio desta que o ator Paulo Gustavo deu entrada no hospital, no sábado, 13 de março, diagnosticado com Covid-19, onde foi internado por orientação médica. O ator segue em acompanhamento e agradece o carinho e apoio de todos por sua recuperação”, disse a assessoria, em nota.
Paulo Gustavo é intubado com covid-19
Paulo Gustavo precisou ser intubado devido a complicações da Covid-19 neste domingo, 21 de março. A informação foi confirmada pela assessoria dele. “A assessoria do ator Paulo Gustavo confirma, por meio deste comunicado, que o ator, em plena consciência de seu estado, necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura. Todas as medidas de segurança estão sendo tomadas e a equipe profissional que o atende permanece confiante na sua plena recuperação”.
“A família do ator agradece aos fãs pelo carinho e pede que continuem a enviar boas energias e orações para sua recuperação, assim como de todos os brasileiros que se encontram na mesma situação”, adicionou a assessoria, em nota. Também disseram que ele “vem apresentando sinais de melhora do ponto de vista clínico, laboratorial e tomográfico, trazendo otimismo para toda a equipe profissional e familiares, assim como para o próprio’”.
Thales Bretas sobre a intubação de Paulo Gustavo
“Hoje o amor a minha vida @paulogustavo31 tomou mais um passo na cura da infecção pela COVID-19. Foi sedado e intubado para que a cura consiga se estabelecer nos seus pulmões sem cansá-lo tanto com a falta de ar que o incomodava. Estou calmo, confiante e tenho certeza que será um passo importante pra melhora completa do nosso guerreiro!!!”, começou.
Thales Bretas também fez um apelo para as pessoas se prevenirem do coronavírus. “Ele que é jovem, saudável, sem comorbidades e super cuidadoso, está passando por isso. Peço por favor que tomem muito cuidado, redobrem as medidas de segurança, porque essa infecção é uma loteria e mais pessoas não merecem sofrer”, continuou.
Por fim, o dermatologista pediu para que continuem orando por Paulo Gustavo. “Peço que continuem as correntes de oração e energia, que com certeza estamos recebendo! Tenho muita fé e sei que já já ele estará alegrando a minha vida e a de muita gente por aí novamente. Não consigo responder a todos os amigos que, tenho certeza, só tem mensagens de carinho, afeto e torcida! Mas agradeço aqui a todos e peço que continuem orando, que q cura tá chegando!! E orem por todos com Covid, que essa doença não é nem nunca foi uma gripezinha.”, disse.
Paulo Gustavo apresenta melhoras de saúde após ser intubado
Paulo Gustavo, de 42 anos, teve uma melhora no estado de saúde após ser intubado por conta da covid-19, em um hospital no Rio de Janeiro, neste último domingo, 21 de março. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ator nesta terça (23), à CNN.
Pouco tempo depois, a assessoria pontuou novamente que ele, apesar de estar em dependendo da ventilação mecânica invasiva, o ator está respondendo de forma satisfatória aos reajustes terapêuticos realizados durante sua internação por covid-19.
Na declaração à imprensa, divulgada nesta quarta-feira, 31 de março, o comunicado esclareceu: “Paulo permanece estável, respondendo de forma satisfatória aos reajustes terapêuticos instituídos. Continuemos na corrente de boas energias e orações para sua recuperação, assim como de todos os que se encontram na mesma situação”, informaram.
Jornalista diz que estado de saúde de Paulo Gustavo é gravíssimo
Segundo o jornalista Erlan Bastos, do site EM OFF, divulgou na sexta-feira, 2 de abril, o estado de saúde de Paulo Gustavo é gravíssimo. “O EM OFF antecipou aqui em primeira mão que o Paulo Gustavo havia sido intubado para tentar se recuperar de forma mais rápida, porém, sem sucesso. O atual estado de saúde do humorista é considerado gravíssimo. O EM OFF está tornando essa informação pública em respeito aos fãs do ator. A família já está ciente do atual quadro de saúde do apresentador do Multishow. Inclusive o pai do ator chegou a pedir novamente orações hoje, sabendo do estado delicado. Enfermeiros do hospital questionam o boletim médico, afirmando que o ator está melhorando”, diz o jornalista.
De acordo com o site, Paulo Gustavo está usando uma “oxigenação por membrana extracorporal” conhecida como ECMO. O aparelho funciona como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos.
ECMO no tratamento da covid-19: saiba quando terapia usada em Paulo Gustavo é necessária
O ator e comediante Paulo Gustavo foi internado no dia 13 de março, após complicações devido à covid-19. Durante o tratamento ele apresentou uma piora significativa que fez com que ele precisasse ser intubado e passar uma terapia chamada ECMO, sigla para Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Isto é, a oxigenação do paciente vai ser realizada por uma membrana que está fora do corpo.
Alguns pacientes apresentam “falhas” nos pulmões e eles se tornam incapazes de absorver o oxigênio, então é necessário que ele seja “substituído” . Nesse momento, entra o ECMO, já que o equipamento funciona como o órgão que está debilitado e oxigena o sangue fora do corpo.
Rafaella Gato é cardiologista pediátrica e diretora do programa de ECMO do departamento de cardiologia do Sabará Hospital Infantil em São Paulo e falou em entrevista ao G1: “Na maioria dos casos de Covid, o dano está no pulmão. Vemos uma dificuldade de oxigenação, o pulmão está muito lesado, muito afetado. O órgão não consegue trocar com a ventilação tradicional e a ECMO entra para ajudar na oxigenação e suporte para o paciente devolvendo o sangue oxigenado artificialmente”.
É por isso que, quando o paciente está na máquina ele precisa estar sedado. “O pulmão passa a ser a membrana. Controlamos o gás carbônico e o oxigênio por essa membrana. Deixamos o pulmão parado para desinflamar”, explica Fábio Rodrgiues que é fisioterapeuta cardiorrespiratório e de Terapia Intensiva.
Médicos ficam otimistas sobre recuperação de Paulo Gustavo após novo tratamento
No final da última semana, o estado de saúde do humorista Paulo Gustavo se agravou e gerou a preocupação de fãs, amigos e familiares. Contudo, na segunda-feira (05), a assessoria de imprensa, indicou melhoras no estado de saúde do ator. Internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio, ele tem quadro estável e permanece em terapia intensiva, com o uso de ECMO – uma terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial.
Em nota, a equipe do pai falou: “Paulo Gustavo está bem, estável e respondendo bem aos tratamentos. Todos se encontram otimistas de sua plena recuperação! Seguimos com nossas orações e emanando cura pra ele!”. O comunicada ainda esclarece: “ O processo de cura leva tempo e precisa ser respeitado. O organismo dele está dia após dia se recuperando de forma gradativa. Nesse momento, devemos ter empatia com a família, fãs, amigos e todos que torcem verdadeiramente pela recuperação do Paulo”.
Segundo o G1, a melhora se deu recentemente: “A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve – especialmente nas últimas 24 horas – sinais de evolução progressiva que geraram otimismo na equipe médica”.
Paulo Gustavo precisa de transfusão de sangue durante tratamento
Thales Bretas, casado com Paulo Gustavo, apareceu nas redes sociais na quarta-feira, 7 de abril, para atualizar os seguidores sobre o estado de saúde do humorista que está intubado com covid-19 no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. De acordo com o dermatologista, o ator de 42 anos precisou passar por transfusões de sangue e, por isso, ele pediu que os internautas façam doações para repor as bolsas usadas.
“Nosso amado Paulo Gustavo segue melhorando aos pouquinhos. O caminho é longo e tortuoso, às vezes encontramos umas pedras, mas o destino final certamente é a cura! Sabemos que, por causa da ECMO (circulação extracorporea em membrana, que é o pulmão artificial) ele tem que ficar anticoagulado, perde um pouco de sangue, e por isso precisou tomar algumas bolsas de sangue”, explicou.
Assim como ele, certamente milhares de pessoas estão precisando de sangue nos hospitais, e a pandemia tem dificultado as doações, pelo medo de sair e se expor. Mas os bancos de sangue estão tomando as medidas de cuidado necessárias! E o Brasil e o mundo estão precisando muito de doações e não podem esperar. Quem puder doar, o endereço e os dados estão na foto acima. É importante falar que a doação é para o Paulo Gustavo Amaral para repor o banco de sangue. Mas certamente com tantas pessoas bem-intencionadas vamos ter sangue pra ele e pra muitos outros que estão precisando!”, continuou Thales.
“Se você não mora no Rio, doe mesmo assim na sua cidade! Todo o Brasil precisa de doações e a sua vai fazer diferença! Desde já agradeço muito as orações, as energias positivas e agora o ato da doação que pode salvar vidas! Sigamos firmes esperando meu amor voltar pros nossos lares!”, concluiu o marido de Paulo Gustavo.
Assessoria aponta situação crítica no estado de saúde de Paulo Gustavo
A assessoria do ator publicou uma nova nota noite de domingo, 11 de abril, sobre a atualização do estado de saúde do humorista, que está realizando o tratamento ECMO. “Nesse momento, precisamos e devemos aumentar a carga de energias positivas, orações, fé e emanar o que existir de melhor no mundo pra recuperação do Paulo Gustavo! A recuperação é lenta, como disse Thales em uma postagem, por muitas vezes tem dias bons e outros ruins! Mas a nossa corrente de amor vai trazer o Paulo Gustavo de volta, em breve, quando o organismo dele tiver o tempo que precisa pra se reestabelecer! Não acreditem em nada que não venha de uma fonte oficial, confiável, honesta e verdadeira! Seguimos emanando cura pra ele e acreditando que tudo dará certo!”, escreveu na legenda.
O comunicado oficial sobre a saúde de Paulo, compartilhado pela assessoria, diz que o humorista “segue em terapia intensiva e apresenta estabilidade, após a realização de procedimentos terapêuticos adicionais, adotados no combate à covid-19”. Os médicos falam em “quadro geral otimista”, apesar da gravidade.
“Às fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários. A situação clínica do paciente é crítica e todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação. Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO continuam sendo necessários”.
Despedida de Thales Bretas e Paulo Gustavo antes da intubação
Susana Garcia, médica e amiga pessoal do humorista, que já contou o dia a dia do ator após ser intubado, contou como ele chegou à emergência do centro médico.
“Ele já chegou com a saturação baixa, com falta de ar e com uma parte do pulmão comprometida. Ele ficou vários dias assim, na luta tentando fazer com que esse pulmão melhorasse essa inflamação, e ele não precisasse ser intubado. Mas chegou o momento que os médicos viram que ele não deu essa virada e ele precisou ser intubado”, explicou Susana em entrevista ao ‘Fantástico’.
Antes de ser sedado para a intubação, Susana disse que Paulo Gustavo falou sobre os dias que passou no hospital. “Ele virou e falou: ‘Susana, se eu pudesse agora, eu queria mostrar para os brasileiros, mostrar para todo mundo, o quanto essa doença faz a gente sofrer, o quanto está difícil o que eu estou passando aqui, o quanto é importante as pessoas se cuidarem. Porque isso aqui não é brincadeira, é muito sofrimento. Só quem passa por isso aqui é que sabe’”.
Não só, mas ela também disse como foi a despedida de Paulo Gustavo à Thales Bretas, o marido que o acompanha diariamente no hospital: “Antes de ser intubado ele olhou para o Thales e falou: ‘Te amo. Até já’”.
Tatá Werneck, grande amiga de Paulo Gustavo o apoiou do início ao fim da internação do ator. Assim que ele foi internado a famosa já fez publicação dizendo que rezaria por ele e que mandaria boas energias. “Paulo Gustavo está atravessando um momento difícil. Oração é uma arma poderosa, gratuita e eficaz! Não importa a sua religião. Todas são legítimas. Vamos rezar pro Paulo sair logo dessa e voltar a fazer o que ele mais ama, fazer vocês rirem. Paulo é assim, generosidade pura, engraçado 24 horas”, disse ela.
“Rezemos hoje por ele e por todos os que estão precisando de saúde. Rezemos por todos que perderam pessoas queridas. Rezemos pelas mães angustiadas por seus filhos. Rezemos pelas pessoas que adorariam poder ficar em casa em segurança mas não podem senão não tem como sustentar seus filhos”, continuou a mãe de Clara Maria.
Foto – Reprodução