Início Policial Gaeco prende 7 e cumpre mandados de busca e apreensão contra o...

Gaeco prende 7 e cumpre mandados de busca e apreensão contra o prefeito de Umuarama

Agentes da Polícia Civil e representantes do Ministério Público do Paraná cumpriram 62 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira na região Noroeste do Estado, principalmente na cidade de Umuarama. Foram presas sete pessoas e  entre os mandados de busca e apreensão um foi cumprido na  casa e outro no gabinete do prefeito Celso Pozzobom (PSC).  Policiais militares e agentes do Gaeco também estiveram na sede da 12ª Regional de Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde e em hospitais da cidade. A operação  investiga o desvio de verbas do Fundo Municipal de Saúde, que chegaria , só em Umuarama à casa dos R$ 19 milhões. Um diretor de um hospital, empresários e dois servidores públicos foram presos.

 

 Além de Umuarama, também houve mandados em Cascavel, Boa Vista da Aparecida e Brasília. Os promotores informaram ainda que a operação também apura um esquema de “fura-fila” na vacinação contra a Covid-19. Pelo menos  10 pessoas receberam a dose indevidamente, beneficiando autoridades de Umuarama e familiares. A secretária de saúde do município  Cecília Cividini,  foi afastada do cargo com autorização da Justiça. Também houve o bloqueio de ativos financeiros e proibição de empresas investigadas de contratar com o poder público.

As investigações começaram há um ano, sob a suspeita de fraudes em licitações, com superfaturamento de contratos, emissões de notas fiscais frias e depósitos em contas de investigados e terceiros. Foi levantada a existência de uma  organização criminosa, operacionalizando o esquema. Além do prejuízo estimado em R$ 19 milhões, os promotores do Gaeco apuraram desvios de recursos de entidades filantrópicas, que prestam serviços médico-hospitalares. Até produtos náuticos foram adquiridos com o dinheiro desviado da saúde, segundo promotores que atuam no caso. Consta também a construção de uma casa  de veraneio em Porto Rico, conhecida cidade ribeirinha do Noroeste paranaense.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que a Regional de Saúde de Umuarama apresentou os documentos solicitados pelo Gaeco na operação e que  as informações solicitadas são referentes ao fluxo de entrada e saída de doses. A pasta  é responsável pela distribuição de doses aos municípios, mas ressalta que  a estratégia e aplicação dos imunizantes são dos municípios. Os sete presos foram levados para a cadeia pública de Umuarama.

Redação JP
Foto – G1 Paraná

COMPARTILHE: