Início Destaques do Dia Maringá retoma vacinação de 1ª dose para profissionais da Saúde

Maringá retoma vacinação de 1ª dose para profissionais da Saúde

Prefeitura recebeu mais de 6 mil doses ontem para completar vacinação do grupo prioritário

A aplicação da 1ª dose da vacina contra Covid-19 no grupo formado por trabalhadores da área da saúde foi retomada em Maringá com fila grande e muito tempo de espera. Alguns profissionais a partir de 38 anos que procuraram a Secretaria de Saúde para iniciarem o processo de imunização aguardaram até duas horas para receber a vacina. Na entrada é conferido se o nome do trabalhador está em uma lista enviada pelos conselhos de classe do setor.

O retorno da aplicação da 1ª etapa só aconteceu porque chegaram novas doses no Paraná e foram distribuídas para as regionais de Saúde. Anteriormente estava suspensa, os últimos vacinados foram na faixa etária dos 41 anos ou mais.

Na Sala de Vacinas, as doses são distribuídas até às17 horas. No local também acontece o reforço dos profissionais. Já para o público em geral, a partir dos 60 anos, a primeira dose está sendo aplicada até 17h nas UBSs Pinheiros, Tuiuti, Zona 7, Mandacaru, Iguaçu, Vila Operária, Policlínica Zona Sul, Morangueira, Iguatemi e Floriano, e no drive- thru do Calil haddad das 9h às 16h. A segunda somente no período da tarde, entre 13 e 17 horas nas UBSs Morangueira, Vila Operária, Policlínica Zona Sul, Iguatemi e Floriano e no drive-thru do Calil Haddad, das 13h às 16h.

COMORBIDADES

O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, informou que até esta sexta-feira deve ser divulgado o cronograma de vacinação para pessoas com comorbidades. Pelo menos 38.577 pessoas são aguardadas para receber a primeira dose da vacina Contra Covid-19. A expectativa é que a 3ª fase de vacinação comece nos próximos dias.

Os últimos ajustes estão sendo feitos, segundo o secretário. Para agilizar o processo, mais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem se tornar ponto de vacina dos grupos prioritários. A Secretaria envivou um documento para os conselhos regionais de profissionais da Saúde que será preenchido por médicos e fisioterapeutas com informações do paciente da rede privada com comorbidade. No SUS já há um cadastro de pacientes dessa categoria.

Puzzi já adiantou que o documento está redigido e será lançado imediatamente para a declaração dos profissionais. Depois haverá inclusão dos pacientes na lista de prioridade.

Atualmente, o Governo do Estado também distribui doses para vacinação de professores, funcionários da Educação, gestantes e mães de bebês com até 45 dias.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: