A Fundação Carlos Alberto Vanzolini, depois de auditoria externa realizada remotamente em fevereiro, finalmente divulgou o resultado do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na Norma ISO 9001. Com isso, o Hemocentro Regional de Maringá foi confirmado como o único com serviço de hemoterapia certificado no Paraná. O atendimento público é prestado no Hospital Universitário Regional de Maringá (HU) e atingiu 100% de conformidade.
“A primeira certificação veio em 2011, quando o serviço foi modernizado e os processos readequados as rotinas. Passou a oferecer produtos e atendimento capaz de suprir às necessidades dos doadores e pacientes. A partir de então, o foco da equipe se concentrou em melhorias e alinhamentos das estratégias. O nosso certificado demonstra o cuidado e o comprometimento da equipe com o SGQ, maturidade da instituição em fornecer produtos e serviços melhores, com informações disponíveis e transparentes”, disse Márcia Momesso, diretora do Hemocentro.
Marcia ainda completou dizendo que a manutenção do certificado vem em uma excelente hora, que é o período da pandemia. A auditoria examina o cumprimento das boas práticas na gestão de qualidade dos hemocentros. Em Maringá, todo processo foi acompanhado por TatianaTakahashi Higa e Sandra Schiller, membros da equipe de qualidade, além da diretora do Hemocentro.
“A auditoria de forma remota foi uma boa alternativa para não descontinuar todo o processo, apesar de demandar um esforço maior no seu planejamento, necessitar de mais tempo para realizar upload, compartilhar arquivos e capturar imagens por dispositivos. A experiência foi muito satisfatória e os profissionais conseguiram demonstrar e evidenciar todos os processos realizados”, concluiu Márcia.
O Hemocentro de Maringá tem 28 anos e presta assistência à rede de saúde na área de Hematologia e Hemoterapia. Hospitais de 28 municípios da 15ª Regional de Saúde suprem as necessidades de sangue, hemocomponentes e hemoderivados através da instituição. No relatório final, auditores ressaltaram aspectos positivos sobre o sistema de gestão, principalmente o comprometimento da equipe com as sistemáticas estabelecidas no SGQ.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução