A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou que não tem mais doses de duas vacinas em estoque. Se trata das vacinas contra poliomielitte e meningite C. Expectativa é para chegada de novas doses na próxima semana e assim seguir com o plano de vacinação no município.
“Ocorreu nessa semana um desabastecimento nacional das vacinas de poliomielite, que faz entre um e três meses de idade mais reforço aos quatro anos; além de meningite C, que aplica entre três e cinco meses, com reforço de um ano de idade. Estamos aguardando a chegada de uma nova remessa até o final da próxima semana e esperamos o envio dessas doses, pelo Ministério da Saúde, para normalizar essas vacinas”, disse o secretário de Saúde em entrevista para a rádio CBN Maringá.
A prevenção contra o Poliovírus é feita por meio de dois tipos de vacinas. São elas: Pentavalente: proteção contra difteria, coqueluche, tétano, haemophilus influenzae B e Poliomielite; e a Hexavalente: proteção contra difteria, coqueluche, tétano, haemophilus influenzae B, Poliomielite e hepatite B.
Já a vacina meningocócica C ajuda a proteger contra o tipo C da doença, que pode evoluir para meningite e outras patologias graves causadas pelas bactérias meningocócicas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução