A Prefeitura criou uma programação online para celebrar o aniversário dos 74 anos de Maringá. A data é amanhã, mas a comemoração começou na última quarta-feira. Além de trazer entretenimento e conteúdo, é uma forma de suprir os eventos presenciais que sempre foram tradição nessa festa, como o desfile cívico e a feira agropecuária. Mas para manter medidas de prevenção do coronavírus, os parabéns a Cidade Canção será totalmente digital.
As nove horas da manhã desta segunda-feira haverá o hasteamento da bandeira no Paço Municipal; todavia sem a presença do público. Quem quiser acompanhar, basta acessar a página da Prefeitura no Youtube. Na parte da tarde tem muitas lives trazendo poesia, música, depoimentos, show em homenagem ao aniversário e um debate importante sobre ancestralidade.
“O momento é mais de se pensar na vida do que no entretenimento e, por isso, não teremos grandes eventos presenciais. Mesmo assim, o aniversário de 74 anos Maringá não passará em branco. As atividades estão acontecendo de forma online por meio do canal da prefeitura no Youtube”, disse o Prefeito Ulisses Maia.
Como presente, Maringá vai receber recursos de R$ 13 milhões trazidos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior até Maringá. Além disso, o Prefeito vai entregar o projeto do Viaduto Catuaí para o chefe do Estado; mas isso vai acontecer em reunião totalmente particular.
MARINGÁ
A fundação oficial de Maringá e data em que a cidade comemora seu aniversário é 10 de maio de 1947, quando a Companhia de Terras Norte do Paraná abriu um escritório na Cidade, no cruzamento entre a avenida Duque de Caxias e a rua Joubert de Carvalho. Na década de 1950, Maringá pulou de 40.000 habitantes para 100.000, sobressaindo a Vila Operária e o Maringá Velho como regiões mais prósperas, vindo em seguidas as zonas 1, 7 e 6.
No irromper dos anos 1960, Maringá registra expansão tanto vertical quanto horizontal, solidificando a posição de centro regional. São erigidos nessa fase edifícios como o Três Marias, Maria Tereza e Maringá, atestando ares de metrópole ao município. Novos loteamentos aparecem, por exemplo o Jardim Alvorada, a Vila Morangueira, o Mandacaru e o Jardim Universitário, ampliando a zona urbana do município.
A fim de extravasar tanta energia acumulada por uma população crescente e laboriosa, criam-se clubes sociais, o Parque do Ingá, o Parque Alfredo Nyffeler, o Parque do Japão, o Bosque das Grevíleas, entre outros atrativos de lazer. O esporte também oferta equipamentos referenciais, destacando-se o Estádio Willie Davids e o Ginásio Chico Netto.
Se atualmente Maringá apresenta elevados índices de qualidade de vida, deve isso ao seu povo, em todos os tempos históricos, pois soube escolher os governantes e trabalhou noite e dia para a cidade ser o que é. Portanto, o maior patrimônio maringaense é sua gente, acima de qualquer bem material ou imaterial.
Redação
Foto – Reprodução