Início Maringá Prefeitura deve fazer mutirões de consultas especializadas

Prefeitura deve fazer mutirões de consultas especializadas

A Prefeitura de Maringá pretende investir em mutirões de consultas e cirurgias eletivas, além do atendimento via telemedicina, para diminuir a fila de espera por consultas especializadas em Maringá. A procura, de acordo com a Secretaria de Saúde, aumentou durante a pandemia. O online será utilizado para facilitar o serviço.

De acordo com o Prefeito Ulisses Maia ações diferentes são planejadas para a Cidade. A telemedicina será utilizada como aliada para facilitar o atendimento. Determinadas especialidades enfrentam a falta de médicos à disposição para atender no Sistema Único de Saúde (SUS). Profissionais dizem ser pouco o valor investido pelo SUS nessas consultas; por isso preferem continuar atendendo pelo plano de saúde.

“O município precisa complementar e nós vamos, por isso a importância do superávit, mas também utilizar a telemedicina. O superávit em 2020 foi de R$ 308 milhões. Destes, R$ 100 mi estão reservados para a compra de vacinas”, explicou Maia.

A respeito da fila de espera, o Prefeito disse que é normal; porém, com a pandemia, a fila aumentou. Ainda mais com o período de suspensão dos procedimentos que não são considerados de urgência. Disse ainda que há um planejamento de retomada e investimentos para que as pessoas voltem a ser atendidos.

Esse assunto foi tratado na última sessão da Câmara Municipal. O vereador Luiz Cláudio Alves fez um requerimento após receber reclamações de usuários da rede municipal de saúde. Ortopedia é a especialidade que mais tem pessoas aguardando.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: