Início Colunistas Sempre é possível aprender mais

Sempre é possível aprender mais

Estimular que as pessoas leiam mais, estudem mais, aprendam mais faz parte da minha rotina. Acho até que sou repetitivo e um pouco chato por insistir tanto nisso. Porém, é algo em que acredito. Não se trata apenas de discurso de professor. Amo descobrir coisas novas e me alegro com cada novo saber. Além disso, sei que tudo que fazemos pode ser aperfeiçoado e tornar-se melhor a partir do nosso investimento diário na busca por novos conhecimentos.
Veja só…

Cozinhar me parece ser um dom. Tem gente que, sem esforço, é capaz de fazer mágica numa simples panela de feijão. Mas, observe: as pessoas que nos surpreendem com seus pratos são justamente aquelas curiosas que conversam sobre receitas, pesquisam receitas, experimentam novos ingredientes, novos temperos… Ou seja, toda grande cozinheira também é uma grande pesquisadora.

Na construção civil, o pedreiro exerce uma atividade bastante técnica. Se manusear bem as ferramentas, compreendendo a necessidade de respeitar medidas, proporcionalidade e usar os materiais adequados, com tempo e repetição das mesmas ações, certamente fará um trabalho bastante satisfatório.

Contudo, um bom pedreiro, se for curioso e desejar aprender mais, pode descobrir técnicas novas, soluções inovadoras na construção civil. Ganha ele, ganha o cliente. Vai se destacar na profissão, será cada vez mais procurado e valorizado em sua remuneração.

Em todas as áreas, a lógica se repete. Um médico que faz todo o percurso acadêmico, residência, especialização, mas que deixa de seguir estudando e minimiza a necessidade de aprender sobre pessoas e outros temas afins à medicina, com os anos, torna-se um tolo. Fará sempre as mesmas coisas que fazia quando terminou seus cursos, mas, provavelmente, logo estará receitando medicamentos antigos e, em situações novas, provavelmente fará diagnósticos equivocados e se alinhará a discursos ultrapassados e protocolos antiquados (basta notar as bobagens ditas por alguns médicos durante esta pandemia de covid-19).

Na prática, quanto mais investimos em conhecimento, maior é nosso repertório. Com isso, tornamo-nos profissionais com habilidades amplas e capacidade para oferecer respostas diferenciadas e surpreendentes para nossos contratantes. Sem contar que é gratificante demais aprender algo novo! Faz bem para o ego, nos faz sentir vivos e nos estimula a querer crescer cada vez mais.

Portanto, tire um tempinho todos os dias para aprender um pouco mais. Seja para aplicar na cozinha, na limpeza de uma casa ou mesmo na liderança de sua empresa, sempre há espaço para novos conhecimentos; sempre é possível inovar e encantar.

Ronaldo Nezo
Jornalista e Professor
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras
Doutor em Educação

COMPARTILHE: